Série Clássicos - Ford GT40
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Série Clássicos - Ford GT40
Esta história começa no início dos anos 60' com o desejo manifestado pela Ford em ganhar a mítica corrida 24h00 de Le Mans, na época considerada o símbolo máximo de resistência e performance automóvel. E começa, curiosamente, com a tentativa de comprar a Ferrari! - o que se percebe pelo domínio avassalador que os carros italianos vinham exibindo naquela prova. No entanto as negociações fracassaram pelo que, em 1963, se avançou para a construção de um novo carro, o Ford GT40, um dos mais extraordinários desportivos de sempre.
Sob a batuta de John Wyer foi então iniciado em Inglaterra um projecto designado por Ford GT que tinha por base o Lola Mk 6, um carro bastante evoluído para a época. As semelhanças globais eram por demais evidentes mas o desenho do novo protótipo suplantou tudo o que seria de esperar, com as suas linhas simultaneamente elegantes e agressivas fosse qual fosse o ponto de vista. O perfil baixíssimo que o tornaria inconfundível resultou dos regulamentos que impunham que a altura não ultrapassasse as 40 polegadas (1,02m) e originou o acrónimo GT40.
Sob a batuta de John Wyer foi então iniciado em Inglaterra um projecto designado por Ford GT que tinha por base o Lola Mk 6, um carro bastante evoluído para a época. As semelhanças globais eram por demais evidentes mas o desenho do novo protótipo suplantou tudo o que seria de esperar, com as suas linhas simultaneamente elegantes e agressivas fosse qual fosse o ponto de vista. O perfil baixíssimo que o tornaria inconfundível resultou dos regulamentos que impunham que a altura não ultrapassasse as 40 polegadas (1,02m) e originou o acrónimo GT40.
Lola Mk 6
A primeira aparição numa prova automobilística ocorreu em 1964, nos 1000Km de Nürburgring, e revelou-se desastrosa. Seria necessária toda a temporada do ano seguinte para desenvolver a versão original do Ford GT, denominada Mk I, e torná-la fiável e competitiva. Surgiu assim uma nova versão mais potente, o Mk II, que seria a mais aclamada de todas. Seguiu-se a versão Mk III que se destinou apenas à utilização em estrada. Por fim o Ford Mk IV, o mais potente de todos, foi totalmente redesenhado nos EUA por Carrol Shelby, incluindo o chassis.
O carro teve uma longa carreira recheada de sucessos e cumpriu plenamente o seu objectivo inicial, pois a vitória nas 24h00 de Le Mans pertenceu-lhe durante quatro anos consecutivos. Caso único: na edição de 1969 - a derradeira - o vencedor foi não só um GT40 como o mesmo carro que havia vencido no ano anterior! Esta edição foi também uma das mais emotivas porque a vitória foi decidida apenas nos últimos metros da corrida, após renhida disputa. Não só essa vitória permaneceu na memória de todos os fãs das provas de GT, como o próprio GT40 adquiriu o estatuto de eterno desportivo.
O carro teve uma longa carreira recheada de sucessos e cumpriu plenamente o seu objectivo inicial, pois a vitória nas 24h00 de Le Mans pertenceu-lhe durante quatro anos consecutivos. Caso único: na edição de 1969 - a derradeira - o vencedor foi não só um GT40 como o mesmo carro que havia vencido no ano anterior! Esta edição foi também uma das mais emotivas porque a vitória foi decidida apenas nos últimos metros da corrida, após renhida disputa. Não só essa vitória permaneceu na memória de todos os fãs das provas de GT, como o próprio GT40 adquiriu o estatuto de eterno desportivo.
Ford GT MkI
Ford GT MkII
Ford GT MkIII
Ford GT MkIV
24 Horas de Lemans - Vitórias
Ano | Carro | Pilotos | Distância | Média Km/h |
1966 | Mk II | Chris Amon, Bruce McLaren | 4,843.2 | 201.80 |
1967 | Mk IV | Dan Gurney, A. J. Foyt | 4,232.9 | 218.03 |
1968 | Mk I | Pedro Rodríguez, Lucien Bianchi | 4,452.9 | 185.54 |
1969 | Mk I | Jacky Ickx, Jackie Oliver | 4,998.0 | 208.25 |
Videos Relacionados
Volta on board - GT40 - Le Mans 1969 - Nurburgring
Reportagem completa sobre as 24 horas de 1969
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Se você tem alguma informação ou algum video fiquem a vontade para postar.
Fonte: http://blog.uncovering.org/archives/2007/08/ford_gt_40_o_et.html e Wikipedia
É isso ...
Re: Série Clássicos - Ford GT40
Beleza de tópico
Não tenho informações a acrescentar, somente quero parabenizar pela iniciativa.
É muito bom poder saber a história dos carros, os feitos e vitórias alcançados com eles.
Existem carros que eu não gostava de pilotar em GT, mas após conhecer sua história eu fiquei simplesmente apaixonado por essas máquinas.
Um exemplo é o Mazda 787B, que apesar de seu bom desempenho eu sempre preferia escolher outros carros por suas cores serem demasiadamente feias, mas quando li sua história completa no Wikipedia acabou virando uns dos meus xodós.
Aliás, fica aí a sugestão para vocês contarem a história desse bravo "japa" que é o único carro japonês a vencer as 24h de Le Mans
Uma coisa é certa: Tirando aquele monte de Silvias e Skylines antigos feios de doer, nenhum carro de Gran Turismo 4 está lá por acaso. Cada um tem uma história peculiar, interessante e importante dentro do mundo do automobilismo, seja com vitórias como nosso amigo GT40, seja como o primeiro carro a ser produzido em linhas de montagem (que mais tarde se tornariam um padrão nas indústrias) como o Ford T...
Por favor, continuem com essas matérias pois são muito interessantes
Se precisarem de ajuda em alguma coisa e estiver ao meu alcance, fiquem a vontade para me solicitar
Abraço
TheGerman
Não tenho informações a acrescentar, somente quero parabenizar pela iniciativa.
É muito bom poder saber a história dos carros, os feitos e vitórias alcançados com eles.
Existem carros que eu não gostava de pilotar em GT, mas após conhecer sua história eu fiquei simplesmente apaixonado por essas máquinas.
Um exemplo é o Mazda 787B, que apesar de seu bom desempenho eu sempre preferia escolher outros carros por suas cores serem demasiadamente feias, mas quando li sua história completa no Wikipedia acabou virando uns dos meus xodós.
Aliás, fica aí a sugestão para vocês contarem a história desse bravo "japa" que é o único carro japonês a vencer as 24h de Le Mans
Uma coisa é certa: Tirando aquele monte de Silvias e Skylines antigos feios de doer, nenhum carro de Gran Turismo 4 está lá por acaso. Cada um tem uma história peculiar, interessante e importante dentro do mundo do automobilismo, seja com vitórias como nosso amigo GT40, seja como o primeiro carro a ser produzido em linhas de montagem (que mais tarde se tornariam um padrão nas indústrias) como o Ford T...
Por favor, continuem com essas matérias pois são muito interessantes
Se precisarem de ajuda em alguma coisa e estiver ao meu alcance, fiquem a vontade para me solicitar
Abraço
TheGerman
TheGermanGT- Piloto de Rolemã!
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