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MANUAL DE AFINAÇÃO SIMPLIFICADO – GT5

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Mensagem  Pedra Junior Qua Nov 02, 2011 3:44 pm

MANUAL DE AFINAÇÃO SIMPLIFICADO – GT5

MANUAL DE AFINAÇÃO SIMPLIFICADO – GT5 Gt5tuning280x230
Olá amigos!
Pesquisei na internet sobre afinações e fiz um resumo direcionado ao GT5.
Vamos lá...

CARROCERIA E CHASSIS

Aerodinâmica
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
+ Frente: mais oversteer nas freadas / maior grip frontal, gasta mais pneu e menos velocidade em reta.
+ Traseira: mais understeer nas freadas/ maior grip traseiro, gasta mais pneu e menos velocidade em reta.
+ Frente e + Traseira: neutro / mais grip no geral e menor velocidade em reta.
- Frente: mais understeer em curva / menor grip frontal, gasta menos pneu e mais velocidade em reta.
-Traseira: mais oversteer em curva / menor grip traseiro, gasta menos pneu e maior velocidade em reta.
- Frente e - Traseira: neutro / menos grip no geral e maior velocidade em reta.

Posicionamento de lastro
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<
Lastro na frente(negativo): mais understeer no geral / maior desgaste de pneu na frente.
Lastro na traseira(positivo): mais oversteer no geral / maior desgaste de pneu na frente.

CAIXA DE VELOCIDADE

Caixa de marcha totalmente personalizável
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

Mais longa: menor propensão ao oversteer em saídas de curva / menor aceleração e maior velocidade final.
Mais curta: maior propensão ao oversteer em saídas de curva / maior aceleração e menor velocidade final.

Obs: As relações de marchas dependem totalmente dos valores aerodinâmicos. Por isto você deve primeiro definir o ajuste aerodinâmico. A aerodinâmica e as relações de marchas estão de mãos dadas. Modificando uma, na maioria dos casos, você deverá modificar a outra. Se você diminuir suas asas, você provavelmente terá que alongar as relações de marchas e vice-versa.

TRANSMISSÃO - Lsd : diferencial de deslizamento limitado

Binário inicial – Sensibilidade na aceleração – Sensibilidade na desaceleração
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ LSD: maior manobrabilidade. / mais tração (indicado para pistas com mais grip) e maior tendência ao understeer.
-LSD: menor manobrabilidade / menos tração (indicado para pistas com menos grip) e menor tendência ao undesteer.

Distribuição de torque
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Torque frente: tendência ao understeer / mais gasto de pneu dianteiro.
+ Torque traseiro: tendência ao oversteer / mais gasto de pneu traseiro.

SUSPENSÃO

Altura
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Frente: mais understeer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Traseira: mais oversteer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Frente e + Traseira: mais understeer no geral / menos arrasto aero dinâmico.
- Frente: mais oversteer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
- Traseira: mais understeer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
-Frente e - Traseira: menos understeer no geral / maior arrasto aero dinâmico.

Molas
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Frente: mais understeer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: mais understeer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.

Amortecedores - extensão
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Frente: mais understeer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu dianteiro.
+ Traseira: mais oversteer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / maior manobrabilidade.
- Frente: mais oversteer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / menor manobrabilidade.

Amortecedores - compressão
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Frente: mais understeer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu dianteiro.
+ Traseira: maior oversteer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em pista ondulada, maior gasto de pneu no geral e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pista ondulada, menor gasto de pneu no geral e carro mais previsível.

Barras anti-rolamento
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Frente: mais understeer / menos grip em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: com leve oversteer melhora a entrada de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: com leve understeer melhora saída de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
-Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.

Ângulo do camber
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Frente: mais grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu dianteiro.
+Traseira: menos grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu traseiro.
- Frente: menos grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu dianteiro.
- Traseira: mais grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu traseiro.

Obs: Ajuste muito alto de camber piora o controle no carro. Um camber simétrico ajuda no equilibro do carro nas freadas.

Ângulo do eixo
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

- Frente: melhor entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
-Traseira: prejudica manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+Frente: prejudica entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+ Traseira: melhora manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta

FREIOS

Distribuição de travagem
>>Ajustes: Equilíbrio do carro / Outros efeitos<<

+ Frente: mais understeer na frenagem / tendência a um maior desgaste de pneu na dianteira
+ Traseira: mais oversteer na frenagem / tendência a um maior desgaste de pneu na traseira
= Frente e Traseira: neutro / tendência ao gasto equilibrado de pneu.

Qualquer sugestão, dúvida ou correção é só entrar em contato moçada!
Abç´s!


Última edição por Pedra Junior em Qua Nov 16, 2011 11:50 am, editado 1 vez(es)

Pedra Junior
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Mensagem  rafavivax Qui Nov 03, 2011 12:03 pm

Simplesmente perfeito!!!! Fácil entendimento e com ajuda de imagens!!!

Vai ajudar gente demais!!!!!!!

Parabéns Pedra!!!
rafavivax
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Mensagem  Pedra Junior Qui Nov 03, 2011 3:49 pm

Valeu Rafa! Mais por enquanto só tem a imagem do título. rsrsrs! Mais pra frente penso em fazer imagens demostrativas tbm. Mais não sei se vou ter tempo. hehehe!
Abç!

Pedra Junior
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Mensagem  DManenti Qua Nov 09, 2011 5:58 pm

Estou saindo deste post com informacoes concretas na cabeça e com novas idéias ao invés das "tentativas" que surtiam ou nao, efeito na pista.
A preguiça do ser humano é uma naba né?? tem q ta escrito esmiuçadamente pra fazer efeito parece... eeita


Muito obrigado por compartilhar o conhecimento de maneira tao facil e resumida PedraJR!!!
DManenti
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MANUAL DE AFINAÇÃO SIMPLIFICADO – GT5 Empty Re: MANUAL DE AFINAÇÃO SIMPLIFICADO – GT5

Mensagem  G-Sports Sáb Mar 10, 2012 1:31 pm

É, é. Foi melhor ler essa matéria mesmo!
Eu tinha algo na mente sobre a afinação, e algumas estavam erradas quanto ao que essa matéria explica.
Obrigado! cheers
G-Sports
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Piloto de GP2
Piloto de GP2

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