Toyota GT-One (TS020)
5 participantes
:: Gran Turismo - Outros Games da Série :: Gran Turismo (vários), F1 2010 e Tourist Trophy :: Gran Turismo 4 (2004) - O mais jogado da série! :: Gran Turismo 4 :: Veículos na Vida Real
Página 1 de 1
Toyota GT-One (TS020)
Toyota GT-One
Depois do fim do grupo C na Le Mans, em 1994, a Toyota teve que mudar seus planos de desporto automotivo, que era desenvolver um carro para a classe GT. Com isso, a Toyota decidiu usar dois carros diferentes na Le Mans, sendo: Toyota Supra, com seu turbo compressor, que conseguiu obter um bom desempenho na Le Mans de 1995 (conhecido como Supra LM) e o MR2, modificado (a fim de atender às normas de homologação) e nomeado como MC8-R, que obteve um maior desempenho na Le Mans de 1996. Mas a Toyota refletiu que um carro semelhante ao MC8-R com maior perfomance seria impossível na classe GT, por conta das normas. No entanto, anunciou que não iria participar da Le Mans de 1997, para desenvolver um protótipo, futuramente.
A TTE (Toyota Team Europe) foi à escolhida para desenvolver o futuro protótipo e, com isso, olhou nos seus concorrentes e tentou explorar nos seus benefícios. Em 1997, a Mercedes-Benz e a Porsche foram explorando falhas nas normas (a fim de ganhar vantagens) e com isso, foram os dominantes nas classes GT. Cada carro desenvolvido para competir a Le Mans era baseado no esportivo, mas a TTE resolveu desenvolver o carro em uma produção única, ou seja, somente seria usado para correr nas 24Hs Le Mans, na qual ficaria de fora no mercado de luxo.
Durante o desnvolvimento do protótipo, a Toyota aprendeu sobre uma coisa a Mercedes-Benz explorou: Todos os carros GT baseados no esportivo foram obrigados a ter um espaço de armazenamento, capaz de manter uma mala de tamanho padrão, para que o carro pudesse se tornar utilizável pelo público. Porém, a Mercedes-Benz explorando isso, colocou um pequeno buraco em uma área não utilizada por baixo da carroçaria traseira. Já Toyota, de acordo com as regras, convenceu a Automobile Club de l'Ouest (ACO) de que o tanque de combustível do carro, era admissível para uma mala.
Conforme com as regras de competição, a TTE batizou o protótipo, conhecido pelo seu nome, o TOYOTA GT-1 TS020 (sucessor de TS010), conhecido como Toyota GT-One.
Nas corridas
1998:
No primeiro dia dos protóipos, no ensaio oficial para a corrida, obtiveram 2º, 5º e 10º colocação, uma boa posição conquistada. Durante a corida de classificação, os três GT-One´s obtiveram 2º, 7º e 8º, considerado uma posição admirável, sendo o 1ªposição conquistada pelo seu concorrente, a Mercedes-Benz.
Durante a corrida, a GT-One nº28 sofreu um acidente de alta velocidade, que fez ser retirado completamente da competição. Enquanto isso, os outros dois GT-One´s ainda estavam na disputa, o nº29 e 27, porém, o GT-One nº29, o maior classificado, sofreu uma falha de motor, que fez restar um único carro na competição, o nº27, na qual se encontrava na 9ªposição. A corrida foi terminada com GT-One, em 9ºlugar, 25 voltas atrás do vencedor Porsche 911 GT1.
1999:
Depois das alterações das normas de corrida, a Toyota teve que fazer uma alteração no seu GT-One, que teve de seguir as rotas da Mercedes-Benz e tornar um protótipo da classe GTP.
A Toyota iniciou um teste de longa distância no SPA Francorchamps, depois de ocorrer uma queda de neve, na Bélgica. Durante a prova de Le Mans, os GT-One´s obtiveram 1ª, 3ª e 5ª posições, considerados, os mais rápidos da prova. Depois da classificação, os GT-One´s obtiveram 1ª, 5ª e 8ª posições.
Durante a corrida, os GT-One´s tiveram uma ótima largada, porém houve acidente com o carro #1 que teve seus pneus estourados e acabou danificando completamente o caro, deixando-o fora da competição. Na metade do tempo, por volta de 12 horas, o GT-One #2 sofreu um acidente de alta velocidade, estragando completamente o carro e deixando-o fora da competição. A Toyota teve que botar a sua esperança no GT-One #3, que ainda estava na competição. Durante a corrida, maior quantia de equipes ou carros havia sido eliminada: Mercedes foram eliminadas da corrida, a Audi também tinha perdido dois de seus quatro carros, e a Nissan tinha perdido seu novíssimo R391, porém a BMW e Panoz foram as únicas equipes a continuarem sem grandes problemas.
No final da corrida, o GT-One ultrapassou da BMW V12 LMR, em uma pista reta, mas depois teve seus pneus estourados e voltou lentamente ao pit, perdendo novamente a 1ªposição. O GT-One terminou em 2ºlugar com 2 voltas atrás do V12 LMR e ganhou um prêmio de destaque, como o único carro da classe LMGTP a terminar a corrida.
Mais tarde, o programa da GT-One foi finalizada em 2000 por ter seus interesses na fórmula 1.
CHASSIS
Confiram os chassis da GT-One:
• LM801 - nunca competido.
• LM802 - 1998 24 horas de Le Mans #29, mais tarde um carro do teste.
• LM803 - Versão legal da estrada do GT-One, na exposição em Europa.
• LM804 - 1998 24 horas de Le Mans #28, 1999 24 horas de Le Mans #3, mais tarde na exposição em Japão.
• LM805 - 1998 24 horas de Le Mans #27, mais tarde um carro do teste.
• LM806 - 1999 24 horas de Le Mans #2.
• LM907 - 1999 24 horas de Le Mans #1.
Informação do carro:
Construtor: Toyota Motor Corporation
Produção: 1998-1999
Classe: Protótipo de Le Mans
Tipo de Carroçaria: Fibra de Carbono e Alumínio Monocoque estilo favo.
Protótipo: Toyota TS020
Plataforma: LMGTP (original GT1)
Motor: Toyota 3.6 litros 90 graus V8 duplo-turbo, meio, longitudinal montado
Caixa de velocidades: TTE 6-tempos sequencial manual
Comprimento (mm): 4840mm
Largura (mm): 2000cm
Peso bruto (kg): 900 kg
Velocidade máxima: 380 km/h
Fonte consultada: Wikipédia
Para ver o vídeo sobre o GT-One, clique aqui.
Re: Toyota GT-One (TS020)
Acho um dos carros de Le Mans mais bonitos... Esses dias fiz ele andar a 580 km/h no GT4.
guto- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 187
PSN ID : guto013
Nivel A-Spec : 40
Re: Toyota GT-One (TS020)
Olá Amigos!
Tambem concordo com vc Guto, é um dos carros mais bonitos de Le Mans, ainda contando que a historia dele tambem é muito boa, a toyota acertou em cheio criar esse carro.
No GT4 é um dos meu favoritos, consegui pegar 614KM/H com ele, graças a algums ajuste q achei por aqui .
Ah, muito bom esse video ai sobre o GT-ONE, carro Magnifico sem duvida!
Até+,Abraços...
Tambem concordo com vc Guto, é um dos carros mais bonitos de Le Mans, ainda contando que a historia dele tambem é muito boa, a toyota acertou em cheio criar esse carro.
No GT4 é um dos meu favoritos, consegui pegar 614KM/H com ele, graças a algums ajuste q achei por aqui .
Ah, muito bom esse video ai sobre o GT-ONE, carro Magnifico sem duvida!
Até+,Abraços...
JEANTONDELLO- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 140
PSN ID : JEANTONDELLO
Nivel A-Spec : 40
Re: Toyota GT-One (TS020)
Esse carro é muito lindo *-* axo ele mais bonito , e melhor do que o Minolta
Re: Toyota GT-One (TS020)
Sinceramente, esse carro devia ganhar a Le Mans de 98 e 99. Infelzimente deixararm de correr com esse carro na Le Mans de 2000 (Se bem que eu queria ele continuando a competir a Le Mans), a não ser que eles tenham voltado a correr, porque eu vi uma notícia a respeito disso.
Muito bom esse comentário do GT-ONE
Gostei mesmo e fikei mais interessado pelo assunto, gostei mesmo cara ;D
Carlinhospr- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 174
PSN ID : nda
Nivel A-Spec : nd
INFORMATIVO
A wikipédia tem atualizado a informação sobre esse veículo. Quem quiser consultar, entre no Link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyota_GT-One
Através desse link, encontrará ótimas informações a respeito do assunto abordado nesse tópico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyota_GT-One
Através desse link, encontrará ótimas informações a respeito do assunto abordado nesse tópico.
Tópicos semelhantes
» Toyota GT One - 607.6 KM/h
» Toyota GT One - 613.2 KM/h
» toyota 88-cv
» Toyota GT One - 614.4 KM/h
» Toyota GT One - 622.0 KM/h
» Toyota GT One - 613.2 KM/h
» toyota 88-cv
» Toyota GT One - 614.4 KM/h
» Toyota GT One - 622.0 KM/h
:: Gran Turismo - Outros Games da Série :: Gran Turismo (vários), F1 2010 e Tourist Trophy :: Gran Turismo 4 (2004) - O mais jogado da série! :: Gran Turismo 4 :: Veículos na Vida Real
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos