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Mitsubishi Lancer Evolution

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Mensagem  Trial the Echidna Sáb Jan 31, 2009 10:40 am

Olá, Pessoal

Hoje vou falar sobre um dos carros mais conhecidos e que muita gente gosta: Mitsubishi Lancer Evolution, a série Evolution da Mitsubishi que vai hoje em dia de 1 à 10...mas agora estarei explicando apenas até o Evo VIII. Estejam livres pra comentar, fazer perguntas ou conteúdo. Como o Evolution tem muitas versões...o texo ficou meio longo Very Happy

O Mitsubishi Lancer Evolution, ou conhecido como Lancer Evo, ou apenas Evo, é um carro produzido pela Mitsubishi Motors. Até hoje, existem 10 versões oficiais, e cada uma delas é numerada por um número romano. Todos eles dividem um motor 2 Litros, motor turbo-charger e tração nas quatro rodas. Os modelos antes do Evo VII foram considerados como os esforços da Mitsubishi no World Rally Campionship (WRC).

O Evolution foi originalmente pretendido apenas para o mercado Japonês, mas a demanda no mercado da"Importação Cinza" levou a série "Evolution" para ser oferecido através da rede de revenda RalliART no Reino Unido e em vários mercados Europeus por volta de 1998. A Mitsubishi decidiu exportar a oitava geração para os EUA em 2003 após testemunhar o sucesso da Subaru com seu Impreza WRX, um competidor direto em outras regiões globais.

Carros japoneses foram limitados por um acordo para anunciar que não tenham mais de 276HP, um limite seguradamente imposto, 280HP pelo estado, uma marca já alcançada pelo Lancer Evo IV. Portanto, cada versão subsequente foi não-oficialmente evoluído abaixo dos limites de potência, com o Japonês Lancer Evolution IX alcançando uma potência por volta dos 317HP.

Várias versões disponíveis em outros mercados, particularmente na Inglaterra, tem potência oficial de até 405HP. Mesmo componentes originais do carro foram considerados "tunados" comparados a outros veículos. Para comparar, o volante (do câmbio) de carros normais pesam por volta de 12~15 quilos, mas os volantes do Lancer pesam meros 6 quilos para uma respostá muito rápida do motor.

Em 2008, a última geração, Lancer Evolution X foi introduzida em todo o mundo, com seu novo motor 4 cilindros em linha turbo-charger de 291HP e tração AWD, em todas as rodas.


Lancer Evolution I
o Evolution I foi introduzido em 1992 para competir no World Rally Championship (WRC). Usou um motor DOHC turbo-charger 2.0L e uma tração 4WD vinda do Galant VR-4 colocada no chassis do Lancer, e foi vendido em modelos GSR e RS. O último (Lancer RS) foi uma versão de um clube de corrida que teve retirado o ABS, limpador traseiro, e teve rodas de aço para economizar 70 quilos a menos do que os 1.238kg do Lancer GSR, enquanto o primeiro veio com todas as conveniências de um carro típico de rua. Veio com o motor 4G63 da Mitsubishi produzindo 244HP à 6.000rpm e 309Nm de torque à 3000rpm, junto com uma tração nas 4 rodas que se transformou em padrão nos Lancers Evolution. 5.000 Lancers Evolution I foram vendidos entre 92 e 93.

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Lancer Evolution II
O Evolution I mudou em Dezembro/1993, e foi produzido até 1995. Consistiu principalmente em ter melhorado a dirigibilidade, incluindo minímos ajustes na base das rodas, um spoiler maior, e penus 10mm mais largos entre outros. A Potência foi aumentada para 252HP ante os 244HP do Evolution I, e o mesmo motor e torque foram mantidos para as versões GSR e RS.

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Lancer Evolution III
Em Janeiro de 1995 foi visto o lançamento do Evolution III. Ele pareceu mais sério, com a frente remodelada para canalizar melhor o ar pro radiador, intercooler e freios. Com novas saias laterais, e o aerofólio traseiro aumentou denovo para reduzir o coeficiente de elevação. Sob o capô de alumínio ventilado, uma nova turbina TDO5-16G6-7, novo sistema de escapamento e a compressão foi aumentada trazendo mais 10HP para seu motor, e torque permaneceu inalterado, além de uma relação de marcha final maior. Ambos versões GSR e RS manteram o câmbio de 5 marchas. Modificações no interior foram limitadas apenas para uma mudança de volante (apenas na versão GSR). As especificações nesse veículo foram um motor 4G63T de 1.997cc, 270HP (252HP do Evo II) à 6.250rpm e o torque se manteu nos 309Nm à 3.000rpm e peso de 1.260kg (1.190 na versão RS).

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Lancer Evolution IV
A plataforma do Lancer foi totalmente mudada em 1996, e com isso o Evolution, que se tornou extremamente popular no mundo. O Motor e seu eixo foram rotacionados 180° para melhor balanço do peso. Foram duas versões disponibilizadas, o RS e o GSR. o RS foi produzido como um carro de competição com um controle de aceleração (limited-slip) dianteiro. Também veio com bancos GLX e rodas de aço aro 16" e foram itens no qual poderiam ser trocados por qualquer um entrando em uma competição. o RS teve janelas "wind up", foi retirado o Ar-Condicionado, e algumas abraçadeiras a mais para fortalecer o chassis, sendo uma na grade dianteira e a outra em frente ao primeiro piso. O RS também teve uma opção de painel mais fino e vidros finos também. O GSR e o RS compartilharam uma novo turbo-charger duplo qual aumentou a potência para 276HP à 6.500rpm (270HP @ 6.250rpm do Evo III) e torque à 352Nm de torque à 3.000rpm (309Nm do Evo III). O novo AYC (Active Yaw Control) da Mitsubishi apareceu no Lancer GSR como opção de fábrica, no qual usou sensores de direção, aceleração e de força G para um computador hidraulicamente-controlado de torque individualmente dividido para as rodas traseiras, e como resultado, 10.000 Evolution IV fabricados e vendidos rapidamente. o Evo IV pode ser distinguido pelos dois largos faróis de neblina no para-choque dianteiro (opcional no RS), e as novas lanternas traseiras, que serviu de base para o Evolution VI, que poderia ainda tornar-se outro padrão na série Evolution. Essa geração foi ligeiramente mais pesada do que os Lancers anteriores — o GSR em particular devido aos sistemas adicionados (ABS, AC, etc.) — mas pra variar o carro ainda tinha mais potência. O peso do Lancer RS era 1.260kg e do GSR 1.345kg.

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Lancer Evolution V
Em 1997, a WRC criou uma nova classe de "Carro de Rally Mundial", e enquanto esses carros ainda tinham que obedecer as regras do Grupo A, eles não tinham que obedecer as regras homologadas. A Mitsubishi redesenhou o Evolution IV com isso em mente e trouxe o Evolution IV em Janeiro/1998.Muitos aspectos do carro foram mudadas como:

  • O interior foi mudado no Lancer GSR com uma melhor classe de bancos RECARO.
  • Os para-choques do carro foram alargados na frente e atrás e um novo spoiler de alumínio substituiu a versão IV FRP e deu um ângulo de ataque ajustável para alterar o downforce.
  • O trilho foi alargado 10mm, o offset da roda foi trocado do ET45 para o ET38 junto de uma roda com o aro que foi de 16" pra 17" para acomodar o sistema de freio da Brembo que foi posto para melhorar a frenagem.
  • Em adição o cilindro mestre de freio foi aumentado em 0.3 milímetros.
  • O motor foi fortalecido em algumas áreas. Os pistões ficaram leves com uma área da saia menor. Injetores de 510cc foram substituídos por injetores de 560cc para uma melhor confiabilidade do motor devido ao mais elétrico "headroom" e o ECU foi trocado para incluir uma flash ROM.

Além disso, o turbo-charger foi melhorado denovo. Torque foi aumentado para 373Nm (352 do Evo IV). A Potência ficou a mesma, 276HP, concordando com o acordo de que carros japoneses deveriam ter 276HP ou menos.

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Lancer Evolution VI
As mudanças do Evo VI foram principalmente focadas no resfriamento e durabilidade do motor. Recebeu um intercooler largo, um radiador de óleo alargado, e novos pistões, com uma roda de turbina de titânio-alumínio, no qual foi a primeira em um carro de produção. Também, o Evo VI recebeu nova carroçaria ainda denovo, com a maior mudança vista no para-choque dianteiro onde as enormes luzes de neblina foram reduzidas em tamanho e mudou-se para os cantos para um melhor fluxo de ar. O novo modelo foi adicionado para a linha GSR e o RS, conhecido como o RS2. Foi um RS com um toque de GSR. Outra edição limitada do RS foi conhecida como RS Sprint, um RS condimentado pela RalliART na Inglaterra para ser mais leve e potente com 330HP.

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O TOMMI MAKINEN EDITION
Ainda outra edição especial do Lancer também foi lançada em 1999: o Tommi Makinen Edition, nomeado após o piloto Finlandês Tommi Makinen no qual venceu quatro pilotos da Mitsubishi WRC. O Lancer T.M.E. foi marcado pelo para-choque dianteiro diferenciado, bancos Recaro Vermelho/Preto (com o logotipo do T. Makinen), rodas brancas ENKEI 17", um volante MOMO em couro, uma turbina de tiânio, uma suspensão mais baixa (com estágios de Tarmac em mente), e uma relação de direção mais rápida. Entre outras cores, o Evo VI veio com um Vermelho exclusivo com detalhes especiais, replicando as cores do carro de Tommi.

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Lancer Evolution VII
Em 2001, a Mitsubishi foi forçada pela FIA pra correr no WRC usando as regras da mesma pra construir um carro, em vez das regras do Grupo A, e deste modo não precisar seguir as regras de homologação. O Evo VII foi baseado na plataforma do Lancer Cedia e como resultado ganhou mais peso em relação ao Lancer VI, mas a Mitsubishi compensou isso com uma emenda múltipla do chassis. A maior mudança foi na adição de um Centro Ativo de Diferencial e um limited-slip mais efetivo, enquando um limited-slip helicoidal foi colocado. Torque foi aumentado para 385Nm e com potência mantida nos 276HP. A introdução do Lancer VII também marcou a primeira vez que um câmbio automático foi incluido com a linha GT-A. Visto como a versão do "expresso dos cavalheiros" do similar GSR, o GT-A foi produzido somente em 2002 e seguidamente distinguindo as especificações do interior e exterior: GT-A - rodas de liga-leve com acabamento por corte de diamante, e o aerofólio virou um opcional. A característica que mais foi notada foi uma pequena capota lisa sem grades de ar com menos resistência do ar à altas velocidades.

O Interior pode ser especificado com as opções de fábrica um interior de veludo luxuoso, em couro ou os bancos esportivos da Recaro. O Interior do GT-A foi diferença no qual teve maçanetas cromadas, um painel de instrumentos diferente, para mostrar a seleção da marcha, e moldura cromada em volta dos instrumentos. O GT-A também adicionou um sistema de som menos potente vindo de fábrica e o coletor do motor e o conduto foram arquitetadas para serem mais silenciosas. O Câmbio de 5 velocidades no qual a marca chamou de "lógica distorcida" (fuzzy logic), no qual significava que o carro deveria aprender as características de condução era como se adaptar ao tempo de mudança de marcha e as descidas da mesma em conformidade. As marchas poderiam ser selecionadas manualmente como a maioria dos tiptronics através dos botões "+" e "-" ou pela alavanca. A potência caiu um pouco ante os carros manuais para 272HP.

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Lancer Evolution VIII
O Lancer mudou denovo em 2003. Disponível com 276HP em três versões de acabamento: Standard (GSR no Japão), RS (sem o excesso de equipamentos, como rádio, ar-condicionado, etc.) e MR. O Novo Evo foi equipado com lanternas estilo Altezza. O Lancer Evolution VIII foi único entre seus sucessores e predecessores, e até agora foi o único Evolution que usou o mesmo núcleo central semi-triângulo usado por Lancer, Adventure, Strada, Grandis, Montero e Outlander. O Evo VIII MR usou amortecedores Bilstein de resposta rápida para melhorar a dirigibilidade. O teto de alumínio e outras reduções no peso da carroceria diminuíram o centro de gravidade para realizar mais características de rolagem natural. Melhoramento nos detalhes também fez a Mitsubishi produzir seu próprio sistema eletrônico AWD. O Lancer Evo VIII mostrado no Tokyo Motor Show em 2003 tomou a denominação tradicionalmente reservada para os modelos de alta performance da Mitsubishi e usado primeiramente no Galant GTO. Outras partes no MR incluindo rodas de liga da BBS, amortecedores Bilstein, e teto de alumínio. No Reino Unido, muitos Evolutions especiais foram introduzidos, incluindo as variantes FQ300, FQ320, FQ340e FQ400. Cada um deles veio com um motor de 305, 320, 340 e 400HP.

O FQ400, vendido pela RalliART da Inglaterra, produz 405HP, vindo do seu motor 2.0 4G63, como resultado de uma modificação das lojas de tuning da Inglaterra. À 202.9HP por litro, foi uma das maiores potências específicas por litro de qualquer carro de rua. Com um peso limite de 1450kg, atingiu 0-100km/h em 3.5 segundos, 1/4 de milha (400 metros) em 11,9 segundos à 195km/h, e uma velocidade máxima de 283km/h, enquanto custava £47.000 (cerca de R$190.000). A série Top Gear demonstrou que um Lancer Evo VIII FQ400 original pode acompanhar uma Lamborghini Murciélago numa pista de testes. O Evo VIII foi o primeiro Lancer a ser vendido nos EUA, dinamizado pelo sucesso do Subaru Impreza WRX qual foi lançado três anos antes. Entretanto, os componentes internos para as versões Americanas foram largamente despidas da especificação para o Lancer Evolution VIII Japonês. Todos os modelos RS e GSR de 2003, 2004 e 2005 tem o câmbio de 5 marchas do Lancer Evo VII Japonês. O Lancer MR foi introduzido nos EUA em 2005, com ACD (Active Center Diferencial, Centro Ativo de Diferencial) e é o único modelo com câmbio de 6 marchas. O Modelo RS e GSR Americano de 2005 tem ACD e limited-slip helicoidal padrão em todos eles. A performance ficou ligeiramente mais baixa em contra partida ao Japonês, permitindo aderir as leis de emissão dos Estados Unidos. Contudo, a versão americana tem um tempo respeitável de 0-400m de 13,1 segundos. A maioria dos Evolution VIII tem um aerofólio traseiro em fibra de carbono. Ademais, as versões americanas de 2003-2005 tiveram um para-choque traseiro mais volumoso do que os Japoneses para se acomodar as normas de segurança americanas em forma com o a barra metálica traseira. Possuem para-choques dianteiros e capô mais leves. As versões MR e RS tem um teto de alumínio.

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Abraços! cheers
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Mensagem  Gabriel turismo Sáb Jan 31, 2009 7:18 pm

Boa Trial the Echidna.Até eu que expliquei sobre o R8 e Speed 8...
Mas foi muito boa a explicação.
P.S.:A minha próxima explicação vai ser o R89C.
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Mensagem  Trial the Echidna Seg Fev 02, 2009 8:13 am

Valeu Gabriel!! Aí embaixo um vídeo do Top Gear sobre o Evolution VI Tommi Makinen Edition.

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carro - Mitsubishi Lancer Evolution Empty esse e com cerveja o melhor carro de rua(normal) feito ate entao!!!

Mensagem  PEKENO tharlis Qui Out 21, 2010 10:09 pm

nao sei se alguem ai acompanha as revistas do seguimento automobilisticos, mas em fim no MT tem um maluco que fez um EVO todo preparado com 1.200hp e pecas da carroceria de CARBONO!!! coisa de loco
turbo 4x4 1.200hp = muita muita adrenalina!!!
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