Cizeta V16T
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Cizeta V16T
Olá, caros pilotos!
Fiz mais um resumo sobre a história de um dos carros mais interessantes de GT4: o Cizeta V16T.
Espero que gostem! Fiquem livres para comentários, fotos ou vídeos.
Um abraço!
Fiz mais um resumo sobre a história de um dos carros mais interessantes de GT4: o Cizeta V16T.
Espero que gostem! Fiquem livres para comentários, fotos ou vídeos.
Um abraço!
Cizeta V16T
No final dos anos 80, o modelo top de linha da Lamborghini era o Countach, que já estava sendo fabricado desde 1973. Para desenhar seu substituto, a Lamborghini contratou o projetista italiano Marcello Gandini, responsável pelas linhas do fabuloso Lamborghini Miura (1967-1973) e do próprio Countach. O desenho de Gandini não agradou à Lamborghini, que o modificou em vários aspectos até chegar ao desenho daquele que seria o futuro Lamborghini Diablo. Frustrado, Gandini procurou seu conterrâneo Claudio Zampolli, que comprou o projeto e, em 1988, apresentou ao mundo sua criação: o V16T.
O projeto do V16T pode ser considerado único em muitos aspectos. O motor de 16 cilindros era na verdade resultado da união entre dois motores V8 de pequena cilindrada. Com apenas 3 litros cada, juntos formavam um conjunto mecânico de 6 litros, duplo comando e nada menos que 64 válvulas. Devido ao tamanho do motor, este precisou ser posicionado transversalmente, como no célebre Lamborghini Miura. A transmissão ZF de 5 marchas, por sua vez, foi montada longitudinalmente, partindo do centro do motor. O conjunto motor-transmissão, visto de cima, tinha a forma de um "T", dái o nome do carro. Os mais de 2 metros de largura do carro eram necessários para abrigar devidamente o motor. Outra característica peculiar eram os faróis escamoteáveis sobrepostos.
Com 560 cavalos a 8000 rpm, freios Brembo, amortecedores Koni e pneus Pirelli P-Zero, o V16T acelerava como supercarro: 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 328 km/h (mais rápido, portanto, que os Ferraris F40 e F50). O preço também era estratosférico: cerca de 320 mil dólares, ou o dobro de um Lamborghini Countach 1989. Talvez por isso, poucos se interessaram por um carro fabricado por uma empresa sem tradição em corridas ou em produção de carros esporte. Apenas 10 V16T foram fabricados, incluindo um conversível. O Sultão do Brunei (ele novamente) adquiriu dois.
A empresa faliu em 1994 e o V16T continua sendo o único modelo já fabricado pela Cizeta. Claudio Zampolli reabriu a firma nos EUA, link para o site oficial: http://www.cizetausa.com/cizeta/main.asp.htm
Moral da história: o V16T pode ser considerado o "supercarro esquecido" dos anos 90. Bem menos conhecido que a Ferrari F40, o McLaren F1 e mesmo que o Bugatti EB110, não é de maneira alguma menos interessante que esses, seja pelo design ou pelo desempenho. Comparado ao Lamborghini Diablo é que ele se mostra verdadeiramente inovador e exclusivo. Não pensaria duas vezes se tivesse que escolher entre um V16T e um Diablo, exceção feita talvez às versões SE30 de 1994 e GT de 1999.
No final dos anos 80, o modelo top de linha da Lamborghini era o Countach, que já estava sendo fabricado desde 1973. Para desenhar seu substituto, a Lamborghini contratou o projetista italiano Marcello Gandini, responsável pelas linhas do fabuloso Lamborghini Miura (1967-1973) e do próprio Countach. O desenho de Gandini não agradou à Lamborghini, que o modificou em vários aspectos até chegar ao desenho daquele que seria o futuro Lamborghini Diablo. Frustrado, Gandini procurou seu conterrâneo Claudio Zampolli, que comprou o projeto e, em 1988, apresentou ao mundo sua criação: o V16T.
O projeto do V16T pode ser considerado único em muitos aspectos. O motor de 16 cilindros era na verdade resultado da união entre dois motores V8 de pequena cilindrada. Com apenas 3 litros cada, juntos formavam um conjunto mecânico de 6 litros, duplo comando e nada menos que 64 válvulas. Devido ao tamanho do motor, este precisou ser posicionado transversalmente, como no célebre Lamborghini Miura. A transmissão ZF de 5 marchas, por sua vez, foi montada longitudinalmente, partindo do centro do motor. O conjunto motor-transmissão, visto de cima, tinha a forma de um "T", dái o nome do carro. Os mais de 2 metros de largura do carro eram necessários para abrigar devidamente o motor. Outra característica peculiar eram os faróis escamoteáveis sobrepostos.
Com 560 cavalos a 8000 rpm, freios Brembo, amortecedores Koni e pneus Pirelli P-Zero, o V16T acelerava como supercarro: 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 328 km/h (mais rápido, portanto, que os Ferraris F40 e F50). O preço também era estratosférico: cerca de 320 mil dólares, ou o dobro de um Lamborghini Countach 1989. Talvez por isso, poucos se interessaram por um carro fabricado por uma empresa sem tradição em corridas ou em produção de carros esporte. Apenas 10 V16T foram fabricados, incluindo um conversível. O Sultão do Brunei (ele novamente) adquiriu dois.
A empresa faliu em 1994 e o V16T continua sendo o único modelo já fabricado pela Cizeta. Claudio Zampolli reabriu a firma nos EUA, link para o site oficial: http://www.cizetausa.com/cizeta/main.asp.htm
Moral da história: o V16T pode ser considerado o "supercarro esquecido" dos anos 90. Bem menos conhecido que a Ferrari F40, o McLaren F1 e mesmo que o Bugatti EB110, não é de maneira alguma menos interessante que esses, seja pelo design ou pelo desempenho. Comparado ao Lamborghini Diablo é que ele se mostra verdadeiramente inovador e exclusivo. Não pensaria duas vezes se tivesse que escolher entre um V16T e um Diablo, exceção feita talvez às versões SE30 de 1994 e GT de 1999.
dsantos- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 37
V16T Fenice (Spider) 2003
O V16T teve um único exemplar conversível, fabricado em 2003.
http://forum.avtoindex.com/foto/data/media/29/Cizeta_Fenice_2003_30.jpg
http://forum.avtoindex.com/foto/data/media/29/Cizeta_Fenice_2003_30.jpg
dsantos- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 37
Re: Cizeta V16T
Tá escrito isso no site :
Claudio Zampoli has no legal right to use Cizeta.
He defraud Bank of America too.
He will cheat you out of your investment.
Dr. Antonio Casalini owns all the rights to Cizeta automobile.
Ãhn ?!?!?!?!?!?!?!!!
Claudio Zampoli has no legal right to use Cizeta.
He defraud Bank of America too.
He will cheat you out of your investment.
Dr. Antonio Casalini owns all the rights to Cizeta automobile.
Ãhn ?!?!?!?!?!?!?!!!
Re: Cizeta V16T
danico escreveu:Tá escrito isso no site :
Claudio Zampoli has no legal right to use Cizeta.
He defraud Bank of America too.
He will cheat you out of your investment.
Dr. Antonio Casalini owns all the rights to Cizeta automobile.
Ãhn ?!?!?!?!?!?!?!!!
Traduzindo....
Claudio Zampoli não tem direito legal para usar a Cizeta
Ele defraudou o Banco da América também.
Ele irá enganar você fora do investimento.
Dr. Antonio Casalini adquiriu todos os direito para a Cizeta Automobile
Apesar disso...ainda tá confuso...acho que ele não tem direitos legais para reabrir a firma da Cizeta nos EUA...será isso?
Trial the Echidna- Super Moderador
- Número de Mensagens : 992
PSN ID : trial_echidna
Nivel A-Spec : 38
Re: Cizeta V16T
Isso, amigo piloto Echidna.
E muito bom dsantos, quero ver a próxima em cara, dessa vez do Lancer!
E muito bom dsantos, quero ver a próxima em cara, dessa vez do Lancer!
Vinicius GT4- Piloto de GP2
- Número de Mensagens : 1030
PSN ID : Khamkill
Nivel A-Spec : 39
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