Série Clássicos - Jaguar XJ220
5 participantes
:: Gran Turismo - Outros Games da Série :: Gran Turismo (vários), F1 2010 e Tourist Trophy :: Gran Turismo 4 (2004) - O mais jogado da série! :: Gran Turismo 4 :: Veículos na Vida Real
Página 1 de 1
Série Clássicos - Jaguar XJ220
Olá, pessoal,
Vou pedir licença a todos para postar sobre um dos meus supercarros favoritos, o XJ220.
Jaguar XJ220
O Jaguar XJ220 (http://www.supercars.net/carpics/877/1993_Jaguar_XJ2201.jpg) é, sem dúvida, um dos mais célebres supercarros da década de 90, juntamente com o Ferrari F40 e o McLaren F1. O que poucos sabem é que ele foi desenvolvido em segredo por um grupo de engenheiros que resolveu usar seu tempo livre para produzir uma máquina capaz de rivalizar com o fabuloso Porsche 959. Conciliando aerodinâmica e usabilidade, conceberam um bólido que, diferentemente de outros supercarros, não privava o condutor de todos os luxos esperados de um carro da marca Jaguar.
O protótipo (http://www.supercars.net/carpics/879/1988_Jaguar_XJ220Prototype1.jpg) ficou pronto em 1988, quando foi apresentado no British Motor Show. Era equipado com um motor V12 de 6,2 litros, derivado do motor usado em competições pela TWR (Tom Walkinshaw Racing). Os 500 cavalos eram transmitidos para as quatro rodas.
O modelo de produção, no entanto, era consideravelmente diferente. O V12 foi substituído por um V6 biturbo de 3,5 litros, oriundo do carro de rally Rover Metro 6R4 (http://www.supercars.net/carpics/3142/1985_MG_Metro6R41.jpg), e a tração era apenas traseira. Positivamente, o carro estava mais leve e mais curto. Os 550 cavalos garantiam um desempenho espetacular: 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, 0 a 160 km/h em 8 segundos e uma velocidade máxima registrada de 217 milhas por hora (349 km/h), o que o tornava o carro de rua mais rápido do mundo, até ser desbancado pelo McLaren F1. Aliás, o 220 do nome do carro referem-se exatamente a sua velocidade máxima em milhas por hora.
De 1992 a 1994 foram construídos 281 veículos, menos que os 350 planejados, e cada um foi vendido por 403 mil libras esterlinas. Dentre os famosos compradores estão o Sultão do Brunei, que tinha 15 exemplares em sua garagem, inclusive um modificado por Pininfarina (http://www.supercars.net/carpics/3596/1995_Jaguar_XJ220Pininfarina1.jpg), e o pop star Elton John.
Hoje é possível comprar um XJ220 por 150 mil euros! http://www.supercars.net/pitlane/pics/1605321k.jpg
Para quem joga Gran Turismo: o tempo oficial do XJ220 em Nürburgring é de 7min46s. http://www.jwhubbers.nl/ring/docs/evo-0007-7.jpg
Versões especiais:
TWR XJ220C e XJ220S - Em 1993, a TWR preparou o XJ220 para competir na classe GT da FIA. Para isso, substituiu o alumínio da carroceria por fibra de carbono, instalou um aerofólio ajustável e faróis fixos. A potência do motor subiu a 680 cavalos. O XJ220C (http://www.supercars.net/carpics/878/1993_Jaguar_XJ220CTWR1.jpg) venceu em sua classe as 24 horas de LeMans de 1993, mas foi desclassificado por infringir o regulamento. Além dos 3 exemplares de corrida, foram fabricados mais seis exemplares de rua, XJ220S (http://www.supercars.net/carpics/880/1994_Jaguar_XJ220STWR1.jpg), que mantém as mesmas características do modelo de corrida.
Vou pedir licença a todos para postar sobre um dos meus supercarros favoritos, o XJ220.
Jaguar XJ220
O Jaguar XJ220 (http://www.supercars.net/carpics/877/1993_Jaguar_XJ2201.jpg) é, sem dúvida, um dos mais célebres supercarros da década de 90, juntamente com o Ferrari F40 e o McLaren F1. O que poucos sabem é que ele foi desenvolvido em segredo por um grupo de engenheiros que resolveu usar seu tempo livre para produzir uma máquina capaz de rivalizar com o fabuloso Porsche 959. Conciliando aerodinâmica e usabilidade, conceberam um bólido que, diferentemente de outros supercarros, não privava o condutor de todos os luxos esperados de um carro da marca Jaguar.
O protótipo (http://www.supercars.net/carpics/879/1988_Jaguar_XJ220Prototype1.jpg) ficou pronto em 1988, quando foi apresentado no British Motor Show. Era equipado com um motor V12 de 6,2 litros, derivado do motor usado em competições pela TWR (Tom Walkinshaw Racing). Os 500 cavalos eram transmitidos para as quatro rodas.
O modelo de produção, no entanto, era consideravelmente diferente. O V12 foi substituído por um V6 biturbo de 3,5 litros, oriundo do carro de rally Rover Metro 6R4 (http://www.supercars.net/carpics/3142/1985_MG_Metro6R41.jpg), e a tração era apenas traseira. Positivamente, o carro estava mais leve e mais curto. Os 550 cavalos garantiam um desempenho espetacular: 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, 0 a 160 km/h em 8 segundos e uma velocidade máxima registrada de 217 milhas por hora (349 km/h), o que o tornava o carro de rua mais rápido do mundo, até ser desbancado pelo McLaren F1. Aliás, o 220 do nome do carro referem-se exatamente a sua velocidade máxima em milhas por hora.
De 1992 a 1994 foram construídos 281 veículos, menos que os 350 planejados, e cada um foi vendido por 403 mil libras esterlinas. Dentre os famosos compradores estão o Sultão do Brunei, que tinha 15 exemplares em sua garagem, inclusive um modificado por Pininfarina (http://www.supercars.net/carpics/3596/1995_Jaguar_XJ220Pininfarina1.jpg), e o pop star Elton John.
Hoje é possível comprar um XJ220 por 150 mil euros! http://www.supercars.net/pitlane/pics/1605321k.jpg
Para quem joga Gran Turismo: o tempo oficial do XJ220 em Nürburgring é de 7min46s. http://www.jwhubbers.nl/ring/docs/evo-0007-7.jpg
Versões especiais:
TWR XJ220C e XJ220S - Em 1993, a TWR preparou o XJ220 para competir na classe GT da FIA. Para isso, substituiu o alumínio da carroceria por fibra de carbono, instalou um aerofólio ajustável e faróis fixos. A potência do motor subiu a 680 cavalos. O XJ220C (http://www.supercars.net/carpics/878/1993_Jaguar_XJ220CTWR1.jpg) venceu em sua classe as 24 horas de LeMans de 1993, mas foi desclassificado por infringir o regulamento. Além dos 3 exemplares de corrida, foram fabricados mais seis exemplares de rua, XJ220S (http://www.supercars.net/carpics/880/1994_Jaguar_XJ220STWR1.jpg), que mantém as mesmas características do modelo de corrida.
dsantos- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 37
Re: Série Clássicos - Jaguar XJ220
dsantos!
Parabéns ... Muito bom o tópico ... Gostei ... Ainda mais com a informação oficial do tempo do Jaguar em Nurburgring ...
É isso ...
Parabéns ... Muito bom o tópico ... Gostei ... Ainda mais com a informação oficial do tempo do Jaguar em Nurburgring ...
É isso ...
Re: Série Clássicos - Jaguar XJ220
Olá, rodmoretti,
Obrigado! Sou apaixonado por carros esporte e é um prazer compartilhar estas informações.
Sobre os tempos oficiais em Nürburgring, esta é a relação mais completa que já achei na net:
http://www.supercars.net/PitLane?viewThread=y&gID=3&fID=0&tID=10073
Muitos carros de GT4 estão lá, vale a pena conferir!
Um abraço!
Obrigado! Sou apaixonado por carros esporte e é um prazer compartilhar estas informações.
Sobre os tempos oficiais em Nürburgring, esta é a relação mais completa que já achei na net:
http://www.supercars.net/PitLane?viewThread=y&gID=3&fID=0&tID=10073
Muitos carros de GT4 estão lá, vale a pena conferir!
Um abraço!
dsantos- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 37
Re: Série Clássicos - Jaguar XJ220
Segue abaixo um video promocional desse jaguar. (em nurburgring... sempre lá... essa pista nos persegue ...)
espero que gostem!
espero que gostem!
Fred Tosta- Membro
- Número de Mensagens : 18
Re: Série Clássicos - Jaguar XJ220
Valeu, Fred!
Ótimo vídeo! O carro é lindo mesmo, não?
Um abraço!
Ótimo vídeo! O carro é lindo mesmo, não?
Um abraço!
dsantos- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 37
Re: Série Clássicos - Jaguar XJ220
Parabéns Daniel santos,a explicação está ótima.
P.S.:Eu estou pesquisando sobre o R92CP e vou falar sobre esse carro.(mais ou menos).
P.S.:Eu estou pesquisando sobre o R92CP e vou falar sobre esse carro.(mais ou menos).
Re: Série Clássicos - Jaguar XJ220
Lindo d+ esse video do XJ220!!
parabéns!!
sou muito fã dessa supermáquina aew!
vlww
parabéns!!
sou muito fã dessa supermáquina aew!
vlww
jhony_saqua- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 25
Tópicos semelhantes
» Série Clássicos - Jaguar XJ-R9
» Jaguar XJ220
» Licença IA-1 (Mid Field/Jaguar XJ220)
» Série Clássicos - Ford GT40
» Série Clássicos - Mazda 787B
» Jaguar XJ220
» Licença IA-1 (Mid Field/Jaguar XJ220)
» Série Clássicos - Ford GT40
» Série Clássicos - Mazda 787B
:: Gran Turismo - Outros Games da Série :: Gran Turismo (vários), F1 2010 e Tourist Trophy :: Gran Turismo 4 (2004) - O mais jogado da série! :: Gran Turismo 4 :: Veículos na Vida Real
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|