FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
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FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
HJ VOU MOSTRAR A HISTÓRIA DO FIAT 147, O PRIMEIRO NACIONAL A USAR ETANOL COMO COMBUSTIVEL
A Fiat Automóveis S.A. foi inaugurada em 9 de julho de 1976. Veio para produzir o pequeno 147, derivado do modelo italiano 127, lançado em 1971. O evento de lançamento foi tão importante que contou com a presença do principal executivo do conglomerado que reúne as empresas Fiat, Giovanni Agnelli, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel.
Para a apresentação do 147 à Imprensa a fábrica escolheu o percurso entre Belo Horizonte e Ouro Preto, ida e volta, certamente uma maneira de marcar bem sua naturalidade.
A origem de nosso Fiat está no 127 italiano, lançado em 1971 e de grande sucesso. Mas a frente e o motor do nacional eram diferentes
Preconceitos não faltaram quando de seu lançamento: pequeno demais, aparentava fragilidade, o som pelo escapamento era alto e estridente. O câmbio de quatro marchas lembrava os Dauphine/Gordini pela alavanca "espetada" no assoalho e apresentava certa dificuldade de engate da primeira. Mas não havia nada parecido por aqui: iria enfrentar Fusca e Brasília, com tecnologia já antiga, e o Chevette que, apesar de novo na época, seguia outra escola.
Mas o 147 L era valente e esperto, muito ágil no transito caótico das cidades grandes. Aos poucos os consumidores começaram a gostar do simpático e funcional Fiat. As vendas não demoraram a subir. O auge se deu no final da década de 70 e começo de 80, chegando a superar o VW Sedan (batizado oficialmente Fusca pouco depois) e o Brasília.
Medindo 3,63 metros e pesando 800 kg, era menor que o Fusca em quase 40 cm. Sua distância entre eixos era de 2,22 metros, contra 2,40 m do VW. O motor de quatro cilindros e apenas 1048,8 cm3 era colocado transversalmente -- primeiro carro nacional com esta disposição -- e fornecia 57 cv brutos (cerca de 50 cv líquidos) a 5.800 rpm.
Ao contrário do Fusca e da Brasília, a refrigeração era a água e o comando de válvulas, no cabeçote (em alumínio), acionado por correia dentada, a exemplo do Chevette e do Passat. Uma correia que daria trabalho a muitos proprietários, pela baixa durabilidade -- e não só. Nos motores de taxa de compressão mais alta adotados mais tarde, ao se romper chegava a danificar válvulas e exigir retífica do cabeçote. O problema nunca foi sanado por completo, atormentando até hoje donos de Uno e Palio.
A velocidade máxima do 147 era de 135 km/h. E demonstrou ser o mais econômico nacional durante vários anos. Num teste na ponte Presidente Costa e Silva, que liga o Rio a Niterói, feito pela fábrica, precisou de menos de um litro de gasolina para cobrir os 14 km de extensão. Em outro teste pouco convencional, desceu os 365 degraus da escadaria da igreja da Penha, no Rio de Janeiro. As suspensões trabalharam bem. Os testes apareceram em comerciais de TV que deram o que falar.
Em 1979, após testes por todo o país durante três anos, era lançado o primeiro carro a álcool do mundo: o Fiat 147 com motor de 1,3 litro e 60 cv brutos (56 cv líquidos), que ganharia o apelido de "cachacinha". Usava taxa de compressão de 10,65:1, baixa para álcool, mas assim mesmo andava mais que com motor a gasolina -- velocidade final, aceleração e retomadas eram melhores.
aqui estão alguns comerciais famosos do 147:
E aqui está a prova que o 147 não é um carro fraco:
A Fiat Automóveis S.A. foi inaugurada em 9 de julho de 1976. Veio para produzir o pequeno 147, derivado do modelo italiano 127, lançado em 1971. O evento de lançamento foi tão importante que contou com a presença do principal executivo do conglomerado que reúne as empresas Fiat, Giovanni Agnelli, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel.
Para a apresentação do 147 à Imprensa a fábrica escolheu o percurso entre Belo Horizonte e Ouro Preto, ida e volta, certamente uma maneira de marcar bem sua naturalidade.
A origem de nosso Fiat está no 127 italiano, lançado em 1971 e de grande sucesso. Mas a frente e o motor do nacional eram diferentes
Preconceitos não faltaram quando de seu lançamento: pequeno demais, aparentava fragilidade, o som pelo escapamento era alto e estridente. O câmbio de quatro marchas lembrava os Dauphine/Gordini pela alavanca "espetada" no assoalho e apresentava certa dificuldade de engate da primeira. Mas não havia nada parecido por aqui: iria enfrentar Fusca e Brasília, com tecnologia já antiga, e o Chevette que, apesar de novo na época, seguia outra escola.
Mas o 147 L era valente e esperto, muito ágil no transito caótico das cidades grandes. Aos poucos os consumidores começaram a gostar do simpático e funcional Fiat. As vendas não demoraram a subir. O auge se deu no final da década de 70 e começo de 80, chegando a superar o VW Sedan (batizado oficialmente Fusca pouco depois) e o Brasília.
Medindo 3,63 metros e pesando 800 kg, era menor que o Fusca em quase 40 cm. Sua distância entre eixos era de 2,22 metros, contra 2,40 m do VW. O motor de quatro cilindros e apenas 1048,8 cm3 era colocado transversalmente -- primeiro carro nacional com esta disposição -- e fornecia 57 cv brutos (cerca de 50 cv líquidos) a 5.800 rpm.
Ao contrário do Fusca e da Brasília, a refrigeração era a água e o comando de válvulas, no cabeçote (em alumínio), acionado por correia dentada, a exemplo do Chevette e do Passat. Uma correia que daria trabalho a muitos proprietários, pela baixa durabilidade -- e não só. Nos motores de taxa de compressão mais alta adotados mais tarde, ao se romper chegava a danificar válvulas e exigir retífica do cabeçote. O problema nunca foi sanado por completo, atormentando até hoje donos de Uno e Palio.
A velocidade máxima do 147 era de 135 km/h. E demonstrou ser o mais econômico nacional durante vários anos. Num teste na ponte Presidente Costa e Silva, que liga o Rio a Niterói, feito pela fábrica, precisou de menos de um litro de gasolina para cobrir os 14 km de extensão. Em outro teste pouco convencional, desceu os 365 degraus da escadaria da igreja da Penha, no Rio de Janeiro. As suspensões trabalharam bem. Os testes apareceram em comerciais de TV que deram o que falar.
Em 1979, após testes por todo o país durante três anos, era lançado o primeiro carro a álcool do mundo: o Fiat 147 com motor de 1,3 litro e 60 cv brutos (56 cv líquidos), que ganharia o apelido de "cachacinha". Usava taxa de compressão de 10,65:1, baixa para álcool, mas assim mesmo andava mais que com motor a gasolina -- velocidade final, aceleração e retomadas eram melhores.
aqui estão alguns comerciais famosos do 147:
E aqui está a prova que o 147 não é um carro fraco:
Gabriel=D- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 197
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
MAS PQ O INFELIZ NAO CONSEGUE SUBIR A EIGER NORDWAND ? KKKKE aqui está a prova que o 147 não é um carro fraco
Nicolas145- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 106
PSN ID : Nicoolas-GT
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
Nicolas145 escreveu:MAS PQ O INFELIZ NAO CONSEGUE SUBIR A EIGER NORDWAND ? KKKKE aqui está a prova que o 147 não é um carro fraco
kkkkkkkk' pelo menos ele não empaca igual ao fiat 500
Gabriel=D- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 197
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
entao eu devo usar .... FIAT 500CC !!!!Gabriel=D escreveu:Nicolas145 escreveu:MAS PQ O INFELIZ NAO CONSEGUE SUBIR A EIGER NORDWAND ? KKKKE aqui está a prova que o 147 não é um carro fraco
kkkkkkkk' pelo menos ele não empaca igual ao fiat 500
Nicolas145- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 106
PSN ID : Nicoolas-GT
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
Nicolas145 escreveu:
entao eu devo usar .... FIAT 500CC !!!!
500CC Rules!! shuahsuahsuahs'
Gabriel=D- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 197
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
seria de se admirar se esse 147 estivesse com o motor original . ele está equipado motor ap 1.8 do gol/passat/escort ! no proprio titulo do video diz . esse motor foi trocado motor ap é volkswagen
$Diigo$- Membro
- Número de Mensagens : 1
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
$Diigo$ escreveu:seria de se admirar se esse 147 estivesse com o motor original . ele está equipado motor ap 1.8 do gol/passat/escort ! no proprio titulo do video diz . esse motor foi trocado motor ap é volkswagen
Sim, motor AP é muito bom! Motores Volkswagen são ótimos. Minha família tinha um Escort Cosworth '96 1.8, saiu de vários "atoleiros", depois trocamos por um Fiesta '03 1.0 e precisou da ajuda de um caminhoneiro para sair! Hoje em dia temos um Voyage '11 Comfortline 1.0 que realmente guenta tudo, que carro rápido!
E se não fosse o 147, o mundo teria muito mais CO², tópico ótimo parabéns!
Vinicius GT4- Piloto de GP2
- Número de Mensagens : 1030
PSN ID : Khamkill
Nivel A-Spec : 39
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
$Diigo$ escreveu:seria de se admirar se esse 147 estivesse com o motor original . ele está equipado motor ap 1.8 do gol/passat/escort ! no proprio titulo do video diz . esse motor foi trocado motor ap é volkswagen
é claro vc acha q o motor "0.9"(nem é 1.0) do 147 ia aguentar???? meu pai tem um 147 q está abandonado,quando ele andava com ele na rodovia mal chegava aos 100km's o motor parecia q ia pular fora do carro e de tão lerdo perde no racha pra um gurgel . Ou seja,a fiat não é boa em fazer motores,mas inovou com o motor a alcool do 147 e o turbo do tempra (que de turbo tem nada) mas faz carros com ótima aerodinamica,conforto e economia
Gabriel=D- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 197
Re: FIAT 147-O PRIMEIRO NACIONAL A ALCOOL
Esse laranjão tem cara de tunado...
Agora que vi o título do vídeo!
Agora que vi o título do vídeo!
MasterSonicTH- Membro
- Número de Mensagens : 16
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