Honda civic e sua evolução
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Honda civic e sua evolução
O Honda Civic é um modelo produzido pela Honda (Honda Giken Kogio Kabushiki Kaisha)desde 1972. Atualmente encontra-se em sua oitava geração. Começou a ser importado para o Brasil desde 1992 junto com o Honda Accord, foi nacionalizado em 1997. Produzido na unidade da Honda localizada em Sumaré (SP), foi o sedan médio mais vendido do Brasil no 1° semestre de 2008, superando Corolla, Vectra, entre outros. O modelo é produzido em onze países (Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Paquistão, Taiwan, Turquia, Brasil, Índia, Tailândia e Vietnã) .
1 Primeira geração (1973–1979)
2 Segunda geração (1980–1983)
3 Terceira geração (1984—1987)
4 Quarta geração (1988–1991)
5 Quinta geração (1992–1995)
6 Sexta geração (1996–2000)
7 Sétima geração (2001–2006)
8 Oitava geração (2007–Atualmente)
9 Referências
Primeira geração
Produção: 1973–1979
Tipo de Carroçaria:
3 portas hatchback
5 portas hatchback
4 portas sedan
2 portas coupe
Motor: 1.2L (50hp) EB1
1.5 (53hp) ED1 CVCC
Caixa de velocidades:
automático, 2 velocidades
mecânico, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Segunda geração (1980–1983)
Segunda geração
Produção: 1980-1983
Tipo de Carroçaria:
3 portas hatchback
5 portas hatchback
4 portas sedan
Motor:
1.3L (55hp) EJ1 CVCC
1.5 (67hp) EM1 CVCC
Caixa de velocidades:
automático, 2 velocidades
automático, 3 velocidades
mecânico, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Terceira geração (1984—1987)
Terceira geração
Produção: 1984-1987
Tipo de Carroçaria:
3 portas coupe (CRX)
3 portas hatchback
4 portas sedan
5 portas station wagon (Shuttle)
Motor:
1.3L (60hp) EV1
1.5L (76hp) D15A2
Caixa de velocidades:
automático, 3 velocidades
mecânico, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Quarta geração (1988–1991)
Quarta geração
Produção: 1988–1991
Tipo de Carroçaria:
3 portas coupe (CRX)
3 portas hatchback
4 portas sedan
5 portas station wagon (Shuttle)
Motor:
1.3L (75hp) D13B
1.4L (90hp) D14A
1.5L (92hp) D15B
1.6L (108hp) D16A6
1.6L (130hp) D16A9
1.6L (150hp) B16A1
Caixa de velocidades:
automático, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Quinta geração (1992–1995)
Quinta geração
Lançado no Brasil em 1992 o Civic era vendido nas configurações hatch (DX, LSi, Si, e VTi), sedan (LX e EX), coupé (EX e EXS)(A partir de 1994) e targa (CRX Si e VTi). Havia opção de escolha entre o câmbio manual e o automático (exceto VTi, somente com câmbio manual).
Os motores oferecidos no Brasil eram: D15B2 (LSi); D15B7 (DX e LX); D16Z6 (Si, EX e EXS); B16A2 (VTi) e B16A3 (VTI 1995). Nos motores D16Z6 E B16 eram oferecidos com a tecnologia VTEC.
A maioria dos modelos vendidos no Brasil já saiam da concessionária com bastante itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, teto solar, air bag duplo e freios a disco nas 4 rodas com ABS. São raros os modelos sem ar condicionado, vidros acionados por manivelas e direção sem assistência hidráulica. Acessórios incluíam faróis de neblina e aerofólio.
Vários modelos também desembarcaram no Brasil via importação independente. Entre modelos flagrados encontram-se as versões VX, CX e Si peruano do Hatch e coupés fabricados em 1993.
Visualmente o sedan tinha a parte dianteira diferente do Hatch/Coupe. Mudavam parachoque, capô, paralamas e indicadores de direção (setas).
As versões sedan, targa e hatch podem ser encontradas na série de jogos Gran Turismo para os consoles Playstation e Playstation 2. Esta geração é muito popular nos EUA, aparecendo em grandes quantidades e variedades nos eventos de carros Tunnings.
Honda Civic Coupe EXS 1994
Sexta geração (1996–2000)
Sexta geração
Produção: 1996-2000
Tipo de Carroçaria:
4 portas sedan
Motor:
1.6L (106hp) D16Y7
1.6L (127hp) D16Y8
Caixa de velocidades:
automático, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Distância entre os eixos (mm): 2.620mm
Comprimento (mm): 4.450mm
Largura (mm): 1.705mm
Altura (mm): 1.390mm
Peso bruto (kg): 1.133kg
Depósito (l): 45 litros
Apelidado no Brasil de 'Civic G2' por ter sido o 2º modelo a ser comercializado no país. E o mais relevante neste modelo, que é detentor de um dos motores mais procurados no mercado, devido a sua durabilidade (padrão da Honda e carros japoneses) e por suportar 'tunadas', o famoso VTEC 1.6 16v.
Sétima geração (2001–2006)
Sétima geração
Produção: 2001-2006
Tipo de Carroçaria:
4 portas sedan
Motor:
1.7L (115hp) D17Z2
1.7L (130hp) D17Z3
Caixa de velocidades:
automático, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Depósito (l): 50 litros
Esse novo modelo do Civic foi lançado no Brasil em 2001 e era vendido na configuração sedan 4 portas com motor 1.7 16V, nas versões LX e EX, sendo a versão intermediária LXL lançada em 2003. Havia opção de escolha entre o câmbio manual de 5 marchas e o automático de 4 marchas.
O Civic já vinha com muitos itens de fábrica como ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, air bag duplo. Somente a versão EX possuía ABS.
Modificações:
2001 - 2002
Primeira versão dessa geração.
2003
A antena do rádio que ficava acima da porta do motorista, passou a ser interna.
A suspensão foi modificada para ficar mais suave com adoção de amortecedores e molas com nova calibragem e adição de barra estabilizadora na traseira, pois a anterior era considerada pela imprensa especializada como sendo muito dura.
As lanternas traseiras foram modificadas.
2004 - 2006
Ocorreu um facelift com novo design frontal (capô, grade, faróis, para-lamas e pára-choques)
Novos pára-choques traseiros
Introdução da versão LXL, intermediária entre a LX e a EX.
Oitava geração (2007–Atualmente)
Oitava geração
Produção: 2007–
Montagem: Sumaré - SP
Tipo de Carroçaria:
4 portas sedan
Motor:
1.8L (140hp)
Caixa de velocidades:
automático, 5 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Distância entre os eixos (mm): 2700mm
Comprimento (mm): 4489mm
Largura (mm): 1752
Altura (mm): 1450
Peso bruto (kg): 1255kg (MT) a 1260 (AT)
Depósito (l): 50 litros
Em 2007 chegou o New Civic, com o motor i-VTEC (R18A1), por sinal muito moderno, que previlegia economia e silencio de utilização. Vendido em 3 versões: LX (para deficientes, com motor 1.8 e 125 cv), LXS (1.8 140 cv) e a top EXS (1.8 140 cv) que dispõe até de trocas de marcha atrás do volante, recurso este chamado de "Paddle-Shift". Outubro de 2006, marcou a chegada do Civic Si 2007, o carro nacional mais potente. São 192 cv, 4 portas e um interior bem luxuoso. O cãmbio é de 6 marchas, e o veículo possuí até LSD (diferencial auto-blocante). A carroceria da versão esportiva difere apenas pelas letras "i-VTEC DOHC" na lateral, pelas rodas aro 17 e pelo aerofólio discreto no porta-malas. Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 2007.
O Carro
O New Civic alia atributos consagrados e inovações tecnológicas a um modelo que já se tornou referência no concorrido segmento dos sedãs médios. Para a Honda, não existe design sem conforto, não existe desempenho sem segurança. Por isso, lançou mão dos conceitos mais avançados de engenharia para desenvolver um automóvel completo. A maior prova é que o New Civic vem arrebatando os mais importantes prêmios da imprensa especializada nacional e arrancando elogios de público e crítica, consagrando-se o carro mais desejado do Brasil.
Design
O design é que dá personalidade a um carro. E o New Civic é um carro de personalidade forte. Apresenta uma silhueta esportiva, assegurando melhor coeficiente aerodinâmico. A frente possui design futurista, a traseira complementa a estética global do veículo, com lanternas multirreflexivas que se estendem na tampa do porta-malas. Sua combinação de ângulos curvos e retilíneos transmite força e imponência. As rodas de liga leve de 16 polegadas, disponíveis em todas as versões, reforçam a presença do conjunto. E, na versão EXS, os indicadores de direção nos retrovisores, faróis de neblina e maçanetas com detalhes cromados complementam seus atributos com requinte e sofisticação.
Conforto e Comodidade
Para proporcionar uma experiência única a bordo, a Honda desenvolveu um amplo estudo sobre ergonomia e o resultado é um conjunto de inovações e soluções inteligentes. O exclusivo Cockpit Multiplex traz o painel de instrumentos Blackout em dois níveis. O volante conta com multiajuste e, na versão EXS, abriga também os comandos do sistema de áudio e do piloto automático, possibilitando ao motorista acionar as funções sem tirar suas mãos da direção. O sistema de som de última geração dispõe de CD Player (6 discos na versão EXS), rádio AM/FM, MP3, WMA e dispositivo antifurto. Outra inovação é o SVC (Speed Volume Control), que ajusta automaticamente o volume do som com base no aumento da velocidade do veículo.
Segurança
O New Civic é construído sobre uma plataforma inovadora, cuja estrutura incorpora alta tecnologia construtiva, refletindo em maior segurança e solidez, além de garantir um interior mais silencioso. Vários itens complementam o excelente conjunto de segurança: air bag duplo de última geração, cintos de segurança de 3 pontos com pré-tensionadores (ELR) nos bancos dianteiros e traseiros laterais, apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes, sistema de freios ABS e EBD e lanternas de longo alcance visual. O compromisso da Honda com a segurança estende-se também aos pedestres. A superfície e os componentes da área do capô foram projetados para deformarem-se, amortecendo o impacto em caso de atropelamento.
Desempenho
Quando se acelera o New Civic, a resposta vem em forma de alta performance, baixo consumo de combustível e reduzida emissão de poluentes. Tudo isso se deve à tecnologia dos motores Honda i-VTEC de 1,8 litro, 16 válvulas e 140 cv, equipados com o avançado sistema bicombustível Honda Flex, composto por quatro bicos injetores para garantir a partida a frio sem falhas e subtanque lateral com proteção em aço naval e abertura interna. O New Civic possui um avançado sistema de aceleração eletrônica, tecnologia que permite dirigibilidade superior, mais segura, com acelerações e retomadas mais precisas, suaves e lineares.
A transmissão automática inteligente, com o exclusivo sistema Honda Grade Logic Control, gerencia eletronicamente a escolha das marchas. Na versão EXS, o moderno sistema S-Matic permite a troca de forma seqüencial, através de "borboletas" (Paddle Shift) localizadas atrás do volante, como nos carros de competição. A versão LXS apresenta ainda transmissão manual de 5 velocidades, para uma condução mais esportiva.
Janeiro/2010
Honda Lança o Civic LXL, que chega para preencher a lacuna entre as versões LXS e EXS. Equipado com o mesmo motor 1.8 das demais configurações, o sedã conta com itens que não são oferecidos na básica LXS, como retrovisores com repetidores de seta, sistema de som com tweeters para reprodução de agudos, volante de três raios com detalhes na cor prata e tampa do porta-malas com forração interna e abertura por comando na chave. O LXL ainda possui rodas de liga leve exclusivas, que são praticamente idênticas às do esportivo Si. O Civic LXL também adiciona itens mais modernos em todas as outras versões. É o caso da direção com assistência elétrica (EPS), que, segundo a Honda, não rouba energia do motor e fornece maior facilidade de manobras em baixa velocidade, além de mais firmeza em velocidades altas. O sistema de ar-condicionado também foi revisto e recebeu novo compressor, novo condensador, novas tubulações e conexões. A adição de um novo sensor de marcha lenta e a reprogramação da transmissão automática também foram algumas mudanças realizadas no sedã. Com a chegada do LXL, a versão LXS passa a ser vendida apenas com bancos de tecido, sendo que o revestimento de couro é oferecido como opcional no LXL e de série no EXS. Airbag duplo, freios com sistema anti-travamento (ABS), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e piloto automático são vendidos de fábrica em todas as versões.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Motor
•Honda i-VTEC 16 v, 1.799 cilindradas (cm3), com 140 cv de potência x 6.200 rpm (álcool) e 138 cv de potência x 6.200 rpm (gasolina) e torque de 17,7 kgf.m x 4.300 rpm (álcool) e 17,5 kgf.m x 5.000 rpm (gasolina). (LXS/EXS) •Liga de alumínio •4 cilindros em linha •Sistema de injeção multiponto PGM-FI •Sistema de ignição eletrônica mapeada
Transmissão
•Manual de 5 velocidades (LXS) ou automática de 5 velocidades com Lock-Up Ativo e Grade Logic Control (LXS e EXS). •S-Matic: seletores de marcha no volante – Paddle Shift (EXS)
Direção
•Pinhão/cremalheira com assistência hidráulica Rodas/Pneus •Rodas de liga leve aro 16 x 6,5 JJ •Pneus 205/55 R16 91V
Suspensão
•Independente nas 4 rodas •Dianteira McPherson •Traseira Double Wishbone
Dimensões
•Altura: 1.450 mm •Bitola (diant./tras.): 1.492 mm / 1.521 mm •Comprimento: 4.489 mm •Distância entre eixos: 2.700 mm •Largura: 1.752 mm •Peso (Transmissão Manual/Transmissão Automática): 1.237 kg/1.267 kg (LXS) – 1.272 kg (EXS) •Capacidade do tanque de combustível: 50 litros •Capacidade do subtanque de partida a frio: 0,7 litro •Volume para bagagens: 340 litros
Segurança
•Air bag duplo frontal •Alarme com controle remoto na chave •Barras de proteção lateral nas portas dianteiras e traseiras •Cintos de segurança dianteiros e traseiros laterais de 3 pontos e traseiro central abdominal •Freios ABS (Anti-lock Braking System) com EBD (Electronic Brake Distribution) •Apoios de cabeça reguláveis em altura para todos os ocupantes
Conforto & Comodidade
•Abertura interna dos bocais de abastecimento e do subtanque •Ar-condicionado (automático na versão EXS) •CD Player (6 discos na versão EXS), rádio AM/FM, MP3, WMA e dispositvo antifurto •Banco do motorista com ajuste de altura •Coluna de direção ajustável em altura e profundidade •Controle de volume de áudio sensível à velocidade (Speed Volume Control – SVC) •Tomada de força auxiliar (12 V) •Volante com comandos de áudio e piloto automático (EXS) •Indicadores de temperatura externa e consumo médio de combustível (EXS) •Assoalho traseiro plano •Porta-objetos nas 4 portas, painel e console •Volante revestido de couro* •Aviso luminoso de nível baixo de gasolina no subtanque
Referências
Civic 92-95 Service Manua
1 Primeira geração (1973–1979)
2 Segunda geração (1980–1983)
3 Terceira geração (1984—1987)
4 Quarta geração (1988–1991)
5 Quinta geração (1992–1995)
6 Sexta geração (1996–2000)
7 Sétima geração (2001–2006)
8 Oitava geração (2007–Atualmente)
9 Referências
Primeira geração
Produção: 1973–1979
Tipo de Carroçaria:
3 portas hatchback
5 portas hatchback
4 portas sedan
2 portas coupe
Motor: 1.2L (50hp) EB1
1.5 (53hp) ED1 CVCC
Caixa de velocidades:
automático, 2 velocidades
mecânico, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Segunda geração (1980–1983)
Segunda geração
Produção: 1980-1983
Tipo de Carroçaria:
3 portas hatchback
5 portas hatchback
4 portas sedan
Motor:
1.3L (55hp) EJ1 CVCC
1.5 (67hp) EM1 CVCC
Caixa de velocidades:
automático, 2 velocidades
automático, 3 velocidades
mecânico, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Terceira geração (1984—1987)
Terceira geração
Produção: 1984-1987
Tipo de Carroçaria:
3 portas coupe (CRX)
3 portas hatchback
4 portas sedan
5 portas station wagon (Shuttle)
Motor:
1.3L (60hp) EV1
1.5L (76hp) D15A2
Caixa de velocidades:
automático, 3 velocidades
mecânico, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Quarta geração (1988–1991)
Quarta geração
Produção: 1988–1991
Tipo de Carroçaria:
3 portas coupe (CRX)
3 portas hatchback
4 portas sedan
5 portas station wagon (Shuttle)
Motor:
1.3L (75hp) D13B
1.4L (90hp) D14A
1.5L (92hp) D15B
1.6L (108hp) D16A6
1.6L (130hp) D16A9
1.6L (150hp) B16A1
Caixa de velocidades:
automático, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Quinta geração (1992–1995)
Quinta geração
Lançado no Brasil em 1992 o Civic era vendido nas configurações hatch (DX, LSi, Si, e VTi), sedan (LX e EX), coupé (EX e EXS)(A partir de 1994) e targa (CRX Si e VTi). Havia opção de escolha entre o câmbio manual e o automático (exceto VTi, somente com câmbio manual).
Os motores oferecidos no Brasil eram: D15B2 (LSi); D15B7 (DX e LX); D16Z6 (Si, EX e EXS); B16A2 (VTi) e B16A3 (VTI 1995). Nos motores D16Z6 E B16 eram oferecidos com a tecnologia VTEC.
A maioria dos modelos vendidos no Brasil já saiam da concessionária com bastante itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, teto solar, air bag duplo e freios a disco nas 4 rodas com ABS. São raros os modelos sem ar condicionado, vidros acionados por manivelas e direção sem assistência hidráulica. Acessórios incluíam faróis de neblina e aerofólio.
Vários modelos também desembarcaram no Brasil via importação independente. Entre modelos flagrados encontram-se as versões VX, CX e Si peruano do Hatch e coupés fabricados em 1993.
Visualmente o sedan tinha a parte dianteira diferente do Hatch/Coupe. Mudavam parachoque, capô, paralamas e indicadores de direção (setas).
As versões sedan, targa e hatch podem ser encontradas na série de jogos Gran Turismo para os consoles Playstation e Playstation 2. Esta geração é muito popular nos EUA, aparecendo em grandes quantidades e variedades nos eventos de carros Tunnings.
Honda Civic Coupe EXS 1994
Sexta geração (1996–2000)
Sexta geração
Produção: 1996-2000
Tipo de Carroçaria:
4 portas sedan
Motor:
1.6L (106hp) D16Y7
1.6L (127hp) D16Y8
Caixa de velocidades:
automático, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Distância entre os eixos (mm): 2.620mm
Comprimento (mm): 4.450mm
Largura (mm): 1.705mm
Altura (mm): 1.390mm
Peso bruto (kg): 1.133kg
Depósito (l): 45 litros
Apelidado no Brasil de 'Civic G2' por ter sido o 2º modelo a ser comercializado no país. E o mais relevante neste modelo, que é detentor de um dos motores mais procurados no mercado, devido a sua durabilidade (padrão da Honda e carros japoneses) e por suportar 'tunadas', o famoso VTEC 1.6 16v.
Sétima geração (2001–2006)
Sétima geração
Produção: 2001-2006
Tipo de Carroçaria:
4 portas sedan
Motor:
1.7L (115hp) D17Z2
1.7L (130hp) D17Z3
Caixa de velocidades:
automático, 4 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Depósito (l): 50 litros
Esse novo modelo do Civic foi lançado no Brasil em 2001 e era vendido na configuração sedan 4 portas com motor 1.7 16V, nas versões LX e EX, sendo a versão intermediária LXL lançada em 2003. Havia opção de escolha entre o câmbio manual de 5 marchas e o automático de 4 marchas.
O Civic já vinha com muitos itens de fábrica como ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, air bag duplo. Somente a versão EX possuía ABS.
Modificações:
2001 - 2002
Primeira versão dessa geração.
2003
A antena do rádio que ficava acima da porta do motorista, passou a ser interna.
A suspensão foi modificada para ficar mais suave com adoção de amortecedores e molas com nova calibragem e adição de barra estabilizadora na traseira, pois a anterior era considerada pela imprensa especializada como sendo muito dura.
As lanternas traseiras foram modificadas.
2004 - 2006
Ocorreu um facelift com novo design frontal (capô, grade, faróis, para-lamas e pára-choques)
Novos pára-choques traseiros
Introdução da versão LXL, intermediária entre a LX e a EX.
Oitava geração (2007–Atualmente)
Oitava geração
Produção: 2007–
Montagem: Sumaré - SP
Tipo de Carroçaria:
4 portas sedan
Motor:
1.8L (140hp)
Caixa de velocidades:
automático, 5 velocidades
mecânico, 5 velocidades
Distância entre os eixos (mm): 2700mm
Comprimento (mm): 4489mm
Largura (mm): 1752
Altura (mm): 1450
Peso bruto (kg): 1255kg (MT) a 1260 (AT)
Depósito (l): 50 litros
Em 2007 chegou o New Civic, com o motor i-VTEC (R18A1), por sinal muito moderno, que previlegia economia e silencio de utilização. Vendido em 3 versões: LX (para deficientes, com motor 1.8 e 125 cv), LXS (1.8 140 cv) e a top EXS (1.8 140 cv) que dispõe até de trocas de marcha atrás do volante, recurso este chamado de "Paddle-Shift". Outubro de 2006, marcou a chegada do Civic Si 2007, o carro nacional mais potente. São 192 cv, 4 portas e um interior bem luxuoso. O cãmbio é de 6 marchas, e o veículo possuí até LSD (diferencial auto-blocante). A carroceria da versão esportiva difere apenas pelas letras "i-VTEC DOHC" na lateral, pelas rodas aro 17 e pelo aerofólio discreto no porta-malas. Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 2007.
O Carro
O New Civic alia atributos consagrados e inovações tecnológicas a um modelo que já se tornou referência no concorrido segmento dos sedãs médios. Para a Honda, não existe design sem conforto, não existe desempenho sem segurança. Por isso, lançou mão dos conceitos mais avançados de engenharia para desenvolver um automóvel completo. A maior prova é que o New Civic vem arrebatando os mais importantes prêmios da imprensa especializada nacional e arrancando elogios de público e crítica, consagrando-se o carro mais desejado do Brasil.
Design
O design é que dá personalidade a um carro. E o New Civic é um carro de personalidade forte. Apresenta uma silhueta esportiva, assegurando melhor coeficiente aerodinâmico. A frente possui design futurista, a traseira complementa a estética global do veículo, com lanternas multirreflexivas que se estendem na tampa do porta-malas. Sua combinação de ângulos curvos e retilíneos transmite força e imponência. As rodas de liga leve de 16 polegadas, disponíveis em todas as versões, reforçam a presença do conjunto. E, na versão EXS, os indicadores de direção nos retrovisores, faróis de neblina e maçanetas com detalhes cromados complementam seus atributos com requinte e sofisticação.
Conforto e Comodidade
Para proporcionar uma experiência única a bordo, a Honda desenvolveu um amplo estudo sobre ergonomia e o resultado é um conjunto de inovações e soluções inteligentes. O exclusivo Cockpit Multiplex traz o painel de instrumentos Blackout em dois níveis. O volante conta com multiajuste e, na versão EXS, abriga também os comandos do sistema de áudio e do piloto automático, possibilitando ao motorista acionar as funções sem tirar suas mãos da direção. O sistema de som de última geração dispõe de CD Player (6 discos na versão EXS), rádio AM/FM, MP3, WMA e dispositivo antifurto. Outra inovação é o SVC (Speed Volume Control), que ajusta automaticamente o volume do som com base no aumento da velocidade do veículo.
Segurança
O New Civic é construído sobre uma plataforma inovadora, cuja estrutura incorpora alta tecnologia construtiva, refletindo em maior segurança e solidez, além de garantir um interior mais silencioso. Vários itens complementam o excelente conjunto de segurança: air bag duplo de última geração, cintos de segurança de 3 pontos com pré-tensionadores (ELR) nos bancos dianteiros e traseiros laterais, apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes, sistema de freios ABS e EBD e lanternas de longo alcance visual. O compromisso da Honda com a segurança estende-se também aos pedestres. A superfície e os componentes da área do capô foram projetados para deformarem-se, amortecendo o impacto em caso de atropelamento.
Desempenho
Quando se acelera o New Civic, a resposta vem em forma de alta performance, baixo consumo de combustível e reduzida emissão de poluentes. Tudo isso se deve à tecnologia dos motores Honda i-VTEC de 1,8 litro, 16 válvulas e 140 cv, equipados com o avançado sistema bicombustível Honda Flex, composto por quatro bicos injetores para garantir a partida a frio sem falhas e subtanque lateral com proteção em aço naval e abertura interna. O New Civic possui um avançado sistema de aceleração eletrônica, tecnologia que permite dirigibilidade superior, mais segura, com acelerações e retomadas mais precisas, suaves e lineares.
A transmissão automática inteligente, com o exclusivo sistema Honda Grade Logic Control, gerencia eletronicamente a escolha das marchas. Na versão EXS, o moderno sistema S-Matic permite a troca de forma seqüencial, através de "borboletas" (Paddle Shift) localizadas atrás do volante, como nos carros de competição. A versão LXS apresenta ainda transmissão manual de 5 velocidades, para uma condução mais esportiva.
Janeiro/2010
Honda Lança o Civic LXL, que chega para preencher a lacuna entre as versões LXS e EXS. Equipado com o mesmo motor 1.8 das demais configurações, o sedã conta com itens que não são oferecidos na básica LXS, como retrovisores com repetidores de seta, sistema de som com tweeters para reprodução de agudos, volante de três raios com detalhes na cor prata e tampa do porta-malas com forração interna e abertura por comando na chave. O LXL ainda possui rodas de liga leve exclusivas, que são praticamente idênticas às do esportivo Si. O Civic LXL também adiciona itens mais modernos em todas as outras versões. É o caso da direção com assistência elétrica (EPS), que, segundo a Honda, não rouba energia do motor e fornece maior facilidade de manobras em baixa velocidade, além de mais firmeza em velocidades altas. O sistema de ar-condicionado também foi revisto e recebeu novo compressor, novo condensador, novas tubulações e conexões. A adição de um novo sensor de marcha lenta e a reprogramação da transmissão automática também foram algumas mudanças realizadas no sedã. Com a chegada do LXL, a versão LXS passa a ser vendida apenas com bancos de tecido, sendo que o revestimento de couro é oferecido como opcional no LXL e de série no EXS. Airbag duplo, freios com sistema anti-travamento (ABS), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e piloto automático são vendidos de fábrica em todas as versões.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Motor
•Honda i-VTEC 16 v, 1.799 cilindradas (cm3), com 140 cv de potência x 6.200 rpm (álcool) e 138 cv de potência x 6.200 rpm (gasolina) e torque de 17,7 kgf.m x 4.300 rpm (álcool) e 17,5 kgf.m x 5.000 rpm (gasolina). (LXS/EXS) •Liga de alumínio •4 cilindros em linha •Sistema de injeção multiponto PGM-FI •Sistema de ignição eletrônica mapeada
Transmissão
•Manual de 5 velocidades (LXS) ou automática de 5 velocidades com Lock-Up Ativo e Grade Logic Control (LXS e EXS). •S-Matic: seletores de marcha no volante – Paddle Shift (EXS)
Direção
•Pinhão/cremalheira com assistência hidráulica Rodas/Pneus •Rodas de liga leve aro 16 x 6,5 JJ •Pneus 205/55 R16 91V
Suspensão
•Independente nas 4 rodas •Dianteira McPherson •Traseira Double Wishbone
Dimensões
•Altura: 1.450 mm •Bitola (diant./tras.): 1.492 mm / 1.521 mm •Comprimento: 4.489 mm •Distância entre eixos: 2.700 mm •Largura: 1.752 mm •Peso (Transmissão Manual/Transmissão Automática): 1.237 kg/1.267 kg (LXS) – 1.272 kg (EXS) •Capacidade do tanque de combustível: 50 litros •Capacidade do subtanque de partida a frio: 0,7 litro •Volume para bagagens: 340 litros
Segurança
•Air bag duplo frontal •Alarme com controle remoto na chave •Barras de proteção lateral nas portas dianteiras e traseiras •Cintos de segurança dianteiros e traseiros laterais de 3 pontos e traseiro central abdominal •Freios ABS (Anti-lock Braking System) com EBD (Electronic Brake Distribution) •Apoios de cabeça reguláveis em altura para todos os ocupantes
Conforto & Comodidade
•Abertura interna dos bocais de abastecimento e do subtanque •Ar-condicionado (automático na versão EXS) •CD Player (6 discos na versão EXS), rádio AM/FM, MP3, WMA e dispositvo antifurto •Banco do motorista com ajuste de altura •Coluna de direção ajustável em altura e profundidade •Controle de volume de áudio sensível à velocidade (Speed Volume Control – SVC) •Tomada de força auxiliar (12 V) •Volante com comandos de áudio e piloto automático (EXS) •Indicadores de temperatura externa e consumo médio de combustível (EXS) •Assoalho traseiro plano •Porta-objetos nas 4 portas, painel e console •Volante revestido de couro* •Aviso luminoso de nível baixo de gasolina no subtanque
Referências
Civic 92-95 Service Manua
Última edição por marcus188 em Qui Fev 17, 2011 1:34 pm, editado 2 vez(es)
marcus188- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 61
Re: Honda civic e sua evolução
pow perfeito cara civic smpre foi um bom carro para tunning
PS posta aew as fotos das outras gerações
PS posta aew as fotos das outras gerações
Gabriel=D- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 197
Fala Piloto
Po cara ate tentei mas nao rolo, nao sei o porque, falei com um outro parceiro p ve se ele da a solução p eu consequi posta as fotos deixa eu ve se consigo por agui a coletanea que eu fiz
ta na ordem em que eu tentei postar no forum, ve se aparece e depois da um alo...
ta na ordem em que eu tentei postar no forum, ve se aparece e depois da um alo...
marcus188- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 61
Re: Honda civic e sua evolução
marcus188 escreveu:Po cara ate tentei mas nao rolo, nao sei o porque, falei com um outro parceiro p ve se ele da a solução p eu consequi posta as fotos deixa eu ve se consigo por agui a coletanea que eu fiz
ta na ordem em que eu tentei postar no forum, ve se aparece e depois da um alo...
ok marcus e dá um alô no meu post do golf...
Gabriel=D- Piloto de Kart!
- Número de Mensagens : 197
Blz podexa depois passo la
Demoro depois passo la e deixo um rec.
falei com otrik e ele falow q q deu errado, mais tarde acerto as fotos p povo ver...
falow t+
falei com otrik e ele falow q q deu errado, mais tarde acerto as fotos p povo ver...
falow t+
marcus188- Piloto de Rolemã!
- Número de Mensagens : 61
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