Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

historia do VW Golf

3 participantes

Ir para baixo

historia do VW Golf  Empty historia do VW Golf

Mensagem  Gabriel=D Qua Fev 16, 2011 3:07 pm

fonte:web car motors
Volkswagen Golf é um automóvel fabricado pela Volkswagen. Foi lançado no mercado europeu em 1974 e no mercado brasileiro em 1995, quando já estava na sua terceira geração.

Primeira Geração

No início da década de 70, a Volkswagen alemã revia alguns conceitos em seus novos carros. O Passat chegara em 1973 (no ano seguinte no Brasil) trazendo, pela primeira vez num VW, motor dianteiro refrigerado a água e tração dianteira, além de avanços variados em conforto, comportamento dinâmico, eficiência e segurança.

Em junho de 1974 a renovação da linha se expandia com o Golf, fruto do projeto EA337. Com nome associado a um esporte, assim como outros VW posteriores (Polo, Derby, o Gol brasileiro), trazia o mesmo princípio mecânico do Passat, com a adição da montagem transversal do motor, para melhor aproveitamento do espaço. Ao contrário do Fusca, tinha porta traseira (hatchback) e a opção de cinco portas. lol!

historia do VW Golf  Golf-1974-anun

O motor básico, de apenas 1,1 litro, desenvolvia 50 cv líquidos e podia levá-lo a 140 km/h, bom desempenho para uso urbano. Podia-se optar pelo 1,5 de 70 cv, capaz de 160 km/h -- mais que suficientes numa época de crise do petróleo. Em setembro de 1975 chegava a versão GLS, com motor 1,6 de 75 cv (162 km/h) e opção de câmbio automático. O Golf logo conquistou seu espaço no mercado.

Em março de 1976 já eram 500 mil Golfs produzidos. E em junho a Volkswagen lançava uma versão que se tornaria uma lenda na história do automóvel, gerando incontáveis imitações por toda a indústria européia: o esportivo GTI (gran-touring injection ou gran-turismo injeção, sigla hoje usada genericamente para esse tipo de veículo), precursor da geração de hot-hatches, modelos de três ou cinco portas e alto desempenho.

historia do VW Golf  Golf-gti-76-2

Segunda Geração

O Golf de segunda geração chegou ao mercado europeu em agosto de 1983, nove anos após a primeira. Com entreeixos mais longo e porta-malas mais espaçoso, trazia grande evolução do desenho da traseira, mais encorpado e com amplas lanternas, mas a frente continuava lembrando muito a anterior, incluindo os faróis redondos. As largas colunas posteriores também estavam lá.

historia do VW Golf  Golf-gti-2ger-8 historia do VW Golf  Golf-1983-1

Os motores iam de 1,3 a 1,8 litro. O GTI estava mais lento por conta do maior peso, exigindo 9,7 s para acelerar de 0 a 100 km/h. Mas a situação se reverteria em novembro de 1985, com a chegada do cabeçote de duplo comando e quatro válvulas por cilindro: o GTI 16V desenvolvia respeitáveis 139 cv (77 cv/l!), podia acelerar até 100 em 8,4 s e alcançar 210 km/h. Vinha com altura de rodagem 10 mm menor, rodas de 14 pol e pneus 185/60. À visão de seus quatro faróis redondos no retrovisor, era prudente dar passagem -- e rápido.

Terceira Geração

A terceira fase da história começava em agosto de 1991, quando o Golf III era apresentado aos europeus. As linhas estavam mais suaves e aerodinâmicas, mas ainda robustas, e os faróis redondos enfim cediam lugar a unidades ovaladas, com duplo refletor nas versões superiores. Um ano depois a VW reformulava o três-volumes, que passava a se chamar Vento, e oferecia bolsas infláveis para motorista e passageiro em todas as versões do Golf.

historia do VW Golf  Golf-1992-1

Com o carro maior e mais pesado, os motores também cresciam: havia um turbodiesel de 1,9 litro e o GTI passava de 1,8 para 2,0 litros, sem grande ganho de potência -- um novo "amansamento" em busca de melhor torque e emissões poluentes mais contidas. Com oito válvulas chegava a 115 cv, e com 16, a 150 cv.

historia do VW Golf  Golfgti
Sonho de consumo de qualquer brasileiro na época...

Os brasileiros puderam conhecer o Golf de perto em fevereiro de 1994, através do esportivo GTI importado do México, onde era produzido para atender ao mercado norte-americano. Com três portas e motor 2,0 de oito válvulas e 115 cv, alcançava 196 km/h, acelerava até os 100 em 10 s e oferecia itens como teto solar de comando elétrico, hodômetros digitais e bancos esportivos. Vinha concorrer com Kadett GSi e Escort XR3, de mecânica equivalente.

historia do VW Golf  Golf-wagon
vento uma bizarra jução do golf com o santana...

Quarta Geração

No acirrado mercado europeu, o carro de seis anos já estava envelhecido. Opel e Citroën preparavam os novos Astra e Xsara, sucessores de modelos lançados também em 1991, como o Golf. E havia os mais jovens Peugeot 306 e Renault Mégane. Assim, em agosto de 1997, a Volkswagen lançava a quarta geração do Golf, baseada na mesma plataforma que servira, no ano anterior, a seu clone Audi A3.

Mais uma vez, as linhas continuavam robustas e funcionais -- mas cada vez mais suaves e elegantes. Os faróis de superfície complexa, com diversos refletores, tinham ótima aparência e os pneus cresciam bastante, chegando ao aro 16 pol em algumas versões. A carroceria vinha galvanizada para oferecer 12 anos de garantia contra corrosão e havia opção de bolsas infláveis laterais.

Novo por fora, novo por dentro: os motores de 1,4 e 1,6 litro tinham bloco de alumínio e o 1,8 adotava cinco válvulas por cilindro, como no A3. A versão de aspiração natural entregava 125 cv, e a turbo, 150 cv. Os mais exigentes podiam ficar com o V5 de 2,3 litros e 150 cv -- só depois viria o VR6 de 2,8 litros, 24 válvulas e 204 cv. Cinco versões a diesel cobriam uma faixa de 68 a 150 cv, este lançado dois anos mais tarde.
historia do VW Golf  Golf16

Para os brasileiros, outubro de 1998 marcava a chegada do novo Golf, trazido da Alemanha e não mais do México. Vinham o 1,6 de 101 cv, o 2,0 de 115 cv (ambos de oito válvulas) e o GTI 1,8 com turbo, 20 válvulas e 150 cv. As mesmas versões passavam, um ano depois, a ser fabricadas na nova unidade da VW em São José dos Pinhais, PR, ao lado do Audi A3 nacional.

Quinta Geração

Na Europa, já está em produção a quinta geração, lançada ao fim de 2003. Conta com inovações como injecção directa de combustível, designada por FSI. Essa geração não foi comercializada no Brasil. Em Portugal já são comercializados com esta tecnologia o 1.4 GT de 170 cv e o 1.4 de 140 cv. Também saiu o Golf GTi no ano de 2002, com o motor 2.0 de 130cv, série limitada.

historia do VW Golf  BUR11009PRA

A nova plataforma do Golf VI é a mesma do Golf de quinta geração, o V, do qual o VW Jetta é derivado. Por fora, o carro evoluiu nas linhas, mas manteve a identidade, com a assinatura do design Walter de Silva.

De acordo com as informações, o Golf VI terá versões de três e cinco portas. Os motores são o novo 1,6-litro TFSI de 200 cv de potência e o 1,4-litro TSI, de 150 cv. De acordo com Wolfgang Steiger, dirigente da VW, existe ainda a possibilidade de motores de 1,0-litro e 1,2-litro com cerca de 75 cv de potência máxima.

Existe também a expectativa de o hatchback ser equipado com o motor BlueMotion, um diesel superlimpo, e com tecnologia híbrida em 2010. Já a opção GTI terá potência de 230 cv de potência, enquanto a R32 terá 265 cv de máxima.

historia do VW Golf  Abre-VW-Golf-VI


Última edição por Gabriel=D em Qui Fev 17, 2011 11:13 am, editado 2 vez(es)
Gabriel=D
Gabriel=D
Piloto de Kart!
Piloto de Kart!

Número de Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

historia do VW Golf  Empty Re: historia do VW Golf

Mensagem  guto Qua Fev 16, 2011 5:06 pm

Acho o Golf um carro muito bonito, principalmente do R32 para mais recente... (que nem o HPA que tem no GT4)
guto
guto
Piloto de Kart!
Piloto de Kart!

Número de Mensagens : 187
PSN ID : guto013

Nivel A-Spec : 40

Ir para o topo Ir para baixo

historia do VW Golf  Empty Re: historia do VW Golf

Mensagem  Gabriel=D Qua Fev 16, 2011 5:56 pm

guto escreveu:Acho o Golf um carro muito bonito, principalmente do R32 para mais recente... (que nem o HPA que tem no GT4)

os motores R32 são ótimos,mas os GTI são melhores no tunning,não sei por que mas os motores GTI no GT4 são fraquinhos....
Gabriel=D
Gabriel=D
Piloto de Kart!
Piloto de Kart!

Número de Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

historia do VW Golf  Empty caraca o golf é top 10

Mensagem  marcus188 Qui Fev 17, 2011 1:18 pm

Caraca o Golf é top 10 mesmo, o carro nao precisa fazer nada, ta tem cara de DUB,
mas aquela primeira foto é d+ sera q aquele cara cabia dentro do carro???? kkkkkkkkkk
Parabens pelo post Brother
marcus188
marcus188
Piloto de Rolemã!
Piloto de Rolemã!

Número de Mensagens : 61

Ir para o topo Ir para baixo

historia do VW Golf  Empty Re: historia do VW Golf

Mensagem  Gabriel=D Qui Fev 17, 2011 2:06 pm

marcus188 escreveu:Caraca o Golf é top 10 mesmo, o carro nao precisa fazer nada, ta tem cara de DUB,
mas aquela primeira foto é d+ sera q aquele cara cabia dentro do carro???? kkkkkkkkkk
Parabens pelo post Brother

brigadão marcus seus posts tbém são ótimos Very Happy
Gabriel=D
Gabriel=D
Piloto de Kart!
Piloto de Kart!

Número de Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

historia do VW Golf  Empty Demoro piloto

Mensagem  marcus188 Qui Fev 17, 2011 10:01 pm

Opa brigado piloto, demoro vamos colocar mais carros estes topico?? q q acha ???
da umas ideias ai?
to meio devagar de ideias hoje.

c precisa de uma força com algum top. e so falar
Falow
marcus188
marcus188
Piloto de Rolemã!
Piloto de Rolemã!

Número de Mensagens : 61

Ir para o topo Ir para baixo

historia do VW Golf  Empty Re: historia do VW Golf

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos