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[F1 2010] Configurações de Volante

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Mensagem  Pedra Junior Seg Nov 01, 2010 11:46 pm

Esse ajustes foram feitos para o G27. Se alguém puder testar com outro volante e colocar o resultado aqui seria ótimo.

Os ajustes de "deadzone" eu dexei tudo no 0%. Adicionar zona morta no volante, acelerador e freio pra mim não tem sentido algum.
Os ajustes de "saturation" para o acelerador e freio eu deixei 100%. Dessa forma podemos usar todo o curso de movimento dos pedais para controlar a aceleração e a frenagem.

Agora os mais importante! Steering saturation e linearity.

Steering Saturation: ajusta a sincronia do movimento do volante virtual do jogo com o nosso volante, ou seja, virando o seu volante até 90º o volante virtual do jogo fará o mesmo movimento em sincronia e ficará também na posição exata de 90º.

Para o volante G27 o ajuste de sincronia exata será 85%. Como no jogo o volante só vira até 90º, se vc ajustar para mais de 85%, terá que virar seu volante em mais de 90º para ter toda a viragem. Ajustando para valores menores de 85% vc terá menor movimento no seu volante para completar a viragem total, ou seja, antes de colocar seu volante na posição de 90º o volante virtual do jogo já terá chegado em 90º e completado a viragem. Não é aconselhável ajustar para valores muito abaixo de 85% ou terá dificuldade de controlar o carro pois com um mínimo de movimento do volante o carro vai virar tudo de uma vez.

OBS: EM MÔNACO É DIFERENTE. POR CAUSA DA "LAPS", AQUELE COTOVELO, A VIRAGEM COMPLETA DO VOLANTE VIRTUAL DO JOGO PASSA DOS 90º. PARA SINCRONIZAR O AJUSTE DEVE SER EM 100%.
MESMO AJUSTANDO EM 100% O VOLANTE DO JOGO AINDA FICARÁ UM POUCO A FRENTE DO NOSSO.
NESSA PISTA EXISTE TAMBÉM O APOIO DA AJUDA DE DIREÇÃO. ACREDITO QUE TENHA SIDO COLOCA PARA FACILITAR PARA OS JOGADORES OCASIONAIS. MESMO SENDO DISCRETA ACABA FICANDO AQUELA SENSAÇÃO DE QUE O VOLANTE EM ALGUNS MOMENTOS TEM VIDA PRÓPRIA. INFELIZMENTE ISSO NÃO PODE SER DESATIVADO. NA MINHA OPINIÃO SERIA MELHOR NÃO TER ESSE RECURSO DE AJUDA OU TER UMA OPÇÃO PRA DESATIVÁ-LO, MESMO ASSIM NÃO CHEGA A SER UM PROBLEMA.


Steering Linearity - funciona como um bloqueio da direção. É essencial para o controle do carro quando estiver em linha reta e durante curvas de raio longo, as chamadas curvas de alta.

Para o volante G27 considero como ajuste padrão o valor de 35%. De acordo com o tipo de pista o piloto deverá aumentar ou diminuir o valor para obter maior controle do carro nas retas e curvas de alta. Valores mais altos que 35% deixarão a direção mais suave. Valores mais baixos deixarão a direção mais nervosa e sensível. Esse ajuste é mais pessoal e vai ser de acordo também com a pilotagem de cada piloto.

Veja um resumo dos ajustes:

ADVANCED WHELL SETTINGS
STEERING DEADZONE - 0%
STEERING SATURATION - 85%
STEERING LINEARITY - 35%
THROTTLE DEADZONE - 0%
THROTTLE SATURATION - 100%
BRAKE DEADZONE - 0%
BRAKE SATURATION - 100%


Obs: Os ajustes de force feedback são pessoais. O piloto decide se quer um volante mais pesado ou mais mole. Isso não interfere na performance do carro. Claro que quanto mais cômodo for o ajuste para o piloto mais fácil será melhorar seus tempos de volta.

Pedra Junior
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