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VW GOL - PAIXÃO NACIONAL

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Mensagem  Gabriel=D Ter Fev 22, 2011 1:58 pm

Olá membros do complexo gt, hoje estarei divulgando a história de nosso querido popular, o gol.

FONTE: WIKIPÉDIA,BEST CARS

Na segunda metade dos anos 70 a Volkswagen brasileira deparava-se com a necessidade de desenvolver um sucessor para o Fusca. Mesmo com o êxito do Brasília, lançado em 1973 com esse objetivo, os mais modernos Fiat 147 e Chevrolet Chevette começavam a tirar mercado da marca alemã. Na linha europeia da empresa havia duas opções abaixo do médio Passat: o pequeno Polo, lançado em 1975, e o médio-pequeno Golf, do ano anterior. No Brasil, embora desde 1974 existisse o Passat — considerado um "anti-VW" por suas características mecânicas totalmente diversas às tradições da marca —, o restante da linha era baseada no conceito de motor traseiro refrigerado a ar.
s condições das estradas locais e os hábitos de uso e de manutenção dos motoristas brasileiros exigiam uma plataforma mais forte do que as alemãs. A Engenharia da empresa, instalada na Fábrica II onde funcionava a antiga Vemag, no bairro paulistano Vila Carioca, passou então a desenvolver uma nova estrutura com base na plataforma do primeiro Polo. Esta fora projetada anos antes, na Alemanha, pela equipe do mesmo Philipp Schmidt que agora era diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da VW brasileira. A estratégia de desenvolver
modelos no Brasil, embora bem-sucedida no caso do Brasília, havia resultado em insucessos como o SP2 e o TL (outro fracasso, a Variant II, nasceria em 1977)e o projeto BX começou a nascer em maio de 1976. O primeiro protótipo ficou pronto em dezembro do ano seguinte.
VW GOL - PAIXÃO NACIONAL Vw_gol
Aqui vemos os protótipos do Gol...

Depois de estudar alternativas como Angra — abandonada pela possível associação com as usinas nucleares ou algo que pudesse explodir lol! —, a VW aprovou o nome Gol, sugerido pelo jornalista Nehemias Vassão, que homenageava o momento máximo do futebol e mantinha a tradição de referência a esportes, como Golf, Polo e Derby.

Primeira Geração-(1980)

Em maio de 1980 o Gol chegava ao mercado nas versões básica e L, esta com equipamentos adicionais. O desenho atual e agradável mostrava frente em cunha, boa área envidraçada, faróis e lanternas pequenos e simples e para-choques metálicos cromados. O interior combinava elementos do Passat a instrumentos retangulares em uma faixa horizontal, como na Variant II. O espaço no banco traseiro era um tanto escasso, mas o porta-malas oferecia boa capacidade, 380 litros, pois o estepe ficava junto ao motor, além de poder ser ampliado para 1.200 litros com o rebatimento do banco. Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos e um rádio AM mono eram opcionais. A caixa de câmbio de quatro marchas (a mesma do Fusca e da Kombi) dispensava a substituição de seu óleo por toda a vida do carro e o consumo atingia 15,8 km/l a 80 km/h constantes, segundo a VW. No entanto, apesar dessas qualidades, o carro não correspondeu às expectativas.
VW GOL - PAIXÃO NACIONAL Gol-1980-4
Carinhosamente apelidado de batedeira,pois seu barulhento motor lembrava o som de uma batedeira...

Reestilização da 1º Geração (1991)

Um quase 10 anos depois, em um Salão do Automóvel, saía a linha 1991 do Gol com nova reestilização frontal. Tornavam-se mais arredondados,os Gols GTS e GTi recebiam rodas de desenho cheio, as mesmas do carro-conceito VW Orbit(RODA ORBITAL). O quatro-portas havia retornado meses antes, agora sem quebra-ventos, como no Fox. No ano seguinte, 1992, era adotado catalisador para cumprir novas normas de emissões poluentes, o que trouxe pequena perda de potência. Em março daquele ano surgia a primeira resposta ao Uno Mille: o Gol 1000, com acabamento simplificado e motor AE com cilindrada reduzida, movido apenas a gasolina. Apesar de modesto em potência (50 cv) e torque (7,3 m.kgf), surpreendia pelo funcionamento suave, sendo capaz de chegar a altas rotações sem esforço aparente. A VW, ainda sob o guarda-chuva da Autolatina, levara nada menos que um ano e meio para produzir o "anti-Mille". O Chevette Junior sairia logo após e o Escort Hobby 1000 demoraria seis meses mais.
VW GOL - PAIXÃO NACIONAL Gol-1991-gti-2
Detalhe para as rodas orbitais, sucesso entre os amentes da VW

Segunda Geração (1994)

Quatorze anos depois do lançamento do primeiro Gol, o cenário era outro: havia o Uno Mille, o Escort Hobby 1000 e a sensação de 1994, o Corsa. A VW tinha de responder com um novo carro pequeno e, mais uma vez, insistiu em desenvolvê-lo no Brasil: o projeto AB9 resultou em setembro de 1994 no Gol de segunda geração, do qual as concessionárias Ford nunca tiveram um clone — uma das razões mais prováveis da dissolução da Autolatina em 1997. Do antigo modelo restavam apenas a plataforma básica, ampliada em 11 cm na distância entre eixos, e o conjunto mecânico. As linhas, arredondadas e agradáveis, revelavam bom projeto no perfil do capô, que escondia a posição longitudinal do motor (contribuía para isso a instalação do propulsor recuada em 3 cm em relação à do antigo). O uso de formas suaves, em contraste às retilíneas que sempre caracterizaram o Gol, justifica os apelidos de "bola" e "bolinha" que essa geração recebeu, em contraste ao "quadrado" do modelo anterior. O coeficiente aerodinâmico (Cx) ineficiente do anterior (cerca de 0,45) caía para 0
Estava todo novo também por dentro, mais espaçoso no banco traseiro e com o mesmo desenho de painel em toda a linha, mas ainda faltava a opção de cinco portas. O vão de acesso ao porta-malas era maior e o estepe vinha na horizontal, liberando espaço. Os motores AE 1,0 e AP 1,6 e 1,8 adotavam injeção monoponto digital e sensor de oxigênio, mas isso não implicava maior potência. O AE continuava com 50 cv e 7,3 m.kgf, o 1,6 tinha 76 cv e 12,3 m.kgf e o 1,8 estava 91 cv e 14,3 m.kgf, sempre a gasolina, enquanto o 2,0 com injeção multiponto do GTI mostrava 109 cv e 17 m.kgf. O 1,8 vinha combinado ao câmbio fechado do antigo GTS, um exagero para o motor com alto torque em baixa rotação: acabava ali o antigo conforto em viagens, deixando o 1,6 como opção mais agradável nesse quesito. Não havia mais o GTS: apenas o GTI (agora grafado com "i" maiúsculo), dotado de faróis com duplo refletor, saias laterais largas e defletor acima do vidro traseiro.
VW GOL - PAIXÃO NACIONAL Gol-1996-1000-2

Reestilização da 2º Geração (Terceira Geração ) (1998)

Em abril de 98', no que a VW chamou de Geração III (na verdade não era uma nova geração, pois permaneciam na segunda). A frente assumia formas mais retilíneas e faróis de superfície complexa, a traseira acompanhava e o interior ganhava painel mais refinado, com plásticos de diferentes tons e amplos mostradores iluminados em azul escuro e vermelho — combinação que alguns apreciavam, mas não favorecia a leitura. Desapareciam as versões (exceto as GTI 16V), que davam lugar a pacotes de opcionais. No Gol e na Parati GTI, oferecidos apenas com 16 válvulas, a identidade visual ficava para trás: estavam disponíveis só com cinco portas — incoerentes em esportivos — e não mais havia a "bolha" no capô, saias laterais largas, revestimento em preto e vermelho, volante pequeno de três raios ou alto-falante de subgraves. Até as rodas de 15 pol deixavam de ser exclusivas, pois o pacote Estilo as oferecia com o mesmo desenho.
VW GOL - PAIXÃO NACIONAL Gol-2000-gti-3
A volks diz que é a GIII mas é o GII de maquiagem

O desempenho continuava dos melhores. Esses problemas desaparecem ao girar a chave e dar partida ao motor alemão de 2,0 litros, duplo comando, 16 válvulas e 145,5 cv, diferente do AP-2000 nacional no comprimento das bielas, o que lhe garante grande suavidade de funcionamento. O ronco do escapamento mais aberto já conta aos presentes o que esperar desse Gol. Apesar do ponto máximo de torque extremamente elevado (5.750 rpm), mostra-se ágil mesmo em baixos regimes. E, com uma relação peso-potência de apenas 7,6 kg/cv, acelera mesmo.

Segunda Reestilização da 2º geração (Reestilização do GIII) lol! (2005)

No ano-modelo seguinte vinham pequenas mudanças na frente, como o para-choque, e uma traseira modernizada na Parati, com formas mais retilíneas e coerentes com o desenho frontal — a VW parecia ter esquecido essa parte na mudança de 1999. O motor 1,6 a álcool voltava a ser oferecido, por conta da redução do IPI para modelos a tal combustível, mas não demoraria a ser preterido outra vez. As versões 1,0 16V ganhavam terceira, quarta e quinta marchas mais longas, para atender às reclamações de nível de ruído excessivo, e havia novidades internas como volante, alerta programável para excesso de velocidade e travamento automático das portas em movimento. Meses mais tarde a gama de versões era reestruturada com a chegada do Gol City e do "novo Special" — tão espartano quanto o antigo, mas com o desenho adotado na linha 2000. O Special tradicional permanecia com o mesmo estilo de 1995, tanto por fora quanto no despojado interior. Na Parati havia três novas versões: City, com acabamento simples e motor 1,6; Plus, que usava o 1,8 e adicionava equipamentos; e Crossover, com rodas de 15 pol, pneus 195/55 e suspensão mais alta, que somava 27 mm de ganho de vão livre com os pneus maiores. O visual com detalhes cromados somava-se a um interior chamativo, em cinza e vermelho, e havia escolha entre o motor 1,0 turbo e o 2,0. A linha completava-se com a Sportline 1,0 16V Turbo e a Comfortline 1,8 e 2,0.
VW GOL - PAIXÃO NACIONAL Gol-2006-city



Terceira Geração (Considerada a quinta geração pela volks) (2009)
Passados já 14 anos do lançamento da segunda geração, o mesmo intervalo entre as estreias das duas primeiras, o Gol precisava mesmo de uma reformulação completa — não de reestilizações parciais como as de 1999 e 2005 — para recuperar a atualidade e ganhar apelo no mercado. Essa novidade aparecia em julho de 2008 na forma de sua terceira geração, que nas contas da VW seria a quinta. Talvez por ter ela mesma banalizado o termo "geração", a fábrica o chamou só de Novo Gol e deixou aquele rótulo de lado. Uma pena, pois agora ele merecia: não só a carroceria era 100% nova, mas também a mecânica guardava muito pouco da anterior.
VW GOL - PAIXÃO NACIONAL Gol-2009-power-2
Depois de muita "zona" a 3º geração definitiva do veículo

Baseado na plataforma de Fox e Polo, o Gol enfim adotava a posição transversal do motor, um padrão quase unânime no mundo em carros pequenos, que permite uma frente mais curta com o mesmo espaço interno e transmite a energia às rodas com menores perdas. As linhas estavam bem mais modernas, com traços atuais como os faróis alongados e a linha de cintura alta, em certo contraste às lanternas traseiras inspiradas nas do modelo de 1980. O interior ganhava painel com instrumentos maiores, posição de dirigir mais agradável, detalhes de acabamento requintados nas versões Trend e Power (havia também a básica) e conveniências como computador de bordo, configurador de funções e volante ajustável em altura e distância. Opções como bolsas infláveis e freios ABS, ausentes desde 2006, retornavam. O motor 1,0 vinha com as evoluções técnicas da série VHT, como bielas mais longas, e desenvolvia 72/76 cv e 9,7/10,6 m.kgf, enquanto o 1,6 era da mesma família EA-111, de concepção mais moderna que o AP usado até então, e tinha 101/104 cv e 15,4/15,6 m.kgf. Não havia opção de 1,8 litro.

"Em 30 anos a Volkswagen produziu mais de seis milhões de unidades do Gol — sem incluir os derivados Voyage, Parati e Saveiro —, das quais cinco milhões destinadas ao mercado interno. É por larga margem o recorde de fabricação nacional para um mesmo modelo, ainda que em três gerações, enquanto o Fusca teve uma só. Da espartana robustez dos primeiros modelos ao ambiente confortável dos atuais, do desempenho pífio do motor 1,3 "a ar" à intensa aceleração dos motores de 2,0 litros e do 1,0 com turbo, o carro-chefe da marca alemã ofereceu opções para todos os gostos e bolsos. Uma fórmula bem-sucedida e confirmada por mais de 23 anos de liderança de vendas". cheers
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Mensagem  guto Ter Fev 22, 2011 2:17 pm

Gol é um carro histórico, com certeza.
Os mais bonitos eram os primeiros Gols.
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Mensagem  uaigabriel Ter Fev 22, 2011 2:19 pm

Legal o post, bastante completo.
Mas não gosto nem um pouco do gol.
Pra dizer a verdade tenho até uma certa antipatia pela VW.
Até mesmo no GT4 não tenho nenhum carro da VW.

Mas não leve a mal, o post tá bacana!!

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Mensagem  Gabriel=D Ter Fev 22, 2011 3:43 pm

uaigabriel escreveu:Legal o post, bastante completo.
Mas não gosto nem um pouco do gol.
Pra dizer a verdade tenho até uma certa antipatia pela VW.
Até mesmo no GT4 não tenho nenhum carro da VW.

Mas não leve a mal, o post tá bacana!!


brigadão cara,fazer posts assim completos e com imagens não é facil não viu....... Smile
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Mensagem  Nicolas145 Ter Fev 22, 2011 6:21 pm

falto esse carro no GT5 :'(
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Mensagem  uaigabriel Ter Fev 22, 2011 7:02 pm

kkkkkkkkkk

Fala sério Nicolas!!

Brincadeira cara...

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Mensagem  Nicolas145 Ter Fev 22, 2011 8:29 pm

uaigabriel escreveu:kkkkkkkkkk

Fala sério Nicolas!!

Brincadeira cara...
aff cara no GT4 tem ate fusca e nem um Novo Gol no GT5 ? aff
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Mensagem  marcus188 Ter Fev 22, 2011 10:06 pm

parabens gabriel, fiko muito bom o post. enbora eu concorde com com vc q os post com fotos sao mo trampo e com o outro ploto que o gol n e la aquelas coisa ne, mas mesmo assim parabens.. muito bom.
marcus188
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