Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

 :: DIVERSOS ASSUNTOS :: Free :: News

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

Mensagem  rodmoretti em Ter Jul 21, 2009 12:48 am

Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.



ATENÇÃO: ARTIGO REPRODUZIDO NA INTEGRA, FONTE CITADA NO FINAL DO TEXTO!



Clássicos vão de 'Enduro', do Atari, até 'Need for speed'. 'Mario kart', 'Gran turismo' e 'F-zero' estão na lista.

No princípio, era preciso imaginação - para superar a "neblina" e a "neve" em busca de mais uma bandeirada no Atari. Mais de 25 anos depois, é preciso apenas paciência - para decidir entre um jogo de Fórmula 1, um de naves espaciais, um de quebradeira no asfalto, um de rally que tende ao infinito.

Os jogos de corrida sempre foram um dos gêneros mais populares dos games e ganharam bastante força com os arcades. Afinal, pilotar em um fliperama com pedais, volantes e câmbio era bem mais empolgante do que apertar botões.

Cenários variados, inovações nas pistas e, claro, veículos que se tornaram a expressão de liberdade do jogador, acelerando sem limites, fazendo ultrapassagens arriscadas, batendo recordes de circuitos.

A lista a seguir destaca os principais jogos de corrida da história, elegendo, na maioria das vezes, o título que inaugurou cada série. Relembre grandes clássicos e deixe seu comentário no final do texto dizendo o que achou.

1. Enduro (1983)

Produtora:
Activision


O game da Activision para o Atari não é o primeiro jogo de carro a fazer sucesso no mundo dos jogos, título que pertence a "Night driver", fliperama lançado em 1976. Mas "Enduro" certamente ocupa o primeiro lugar na memória de quem curte acelerar em pistas virtuais há mais de 20 anos. Os gráficos, simplórios, exigiam imaginação. Como boa parte dos jogos para Atari 2600, não há trilha sonora, apenas alguns efeitos sonoros esporádicos - e repetitivos. O barulho do motor era interrompido apenas quando o motorista cometia alguma "barbeiragem" e acertava a traseira dos adversários. Ainda assim, já era possível sentir que estávamos, enfim, dirigindo um bólido de corrida sentados no sofá de casa.

2. OutRun (1986)

Produtora:
Sega


O fliperama da Sega, lançado no Japão em 1986, inovou ao trazer para o mundo dos games um dos principais elementos comumente associados aos fãs de automóveis: o glamour. O objetivo do jogo é cruzar os Estados Unidos em uma Ferrari, passando por alguns cenários paradisíacos e outros mais incomuns. No banco do passageiro, uma bela loira - no limite dos gráficos da época, é bom ponderar. Para deixar o ambiente ainda mais "cool", o jogador podia escolher a trilha sonora da viagem, em músicas que ficaram gravadas na memória dos gamers de gerações anteriores. "OutRun" faz sucesso até hoje: ganhou uma sequência 17 anos depois, e recentemente foi lançada a versão para Xbox 360 e PlayStation 3.

3. Ironman super off-road (1989)

Produtora:
Virgin Games


Enquanto boa parte dos jogos de corrida se preocupam em simular - com o máximo de perfeição possível - o prazer de dirigir, "Super off-road" apontava para um outro caminho: simplificar para divertir. A começar pelo ponto de vista do jogador, que via de cima, em uma tela estática, toda a pista de terra e as caminhonetes que participam da corrida. No game, desviar de buracos e poças d'água era tão importante quanto fazer as curvas corretamente. E, para ajudar a pisar fundo, o jogador contava com "nitros" espalhados pela pista. Outros jogos populares no mesmo estilo: "Super sprint" (1986), "R.C. pro-am" (1988), "Badlands" (1989) e "Micro machines" (1991).

4. Super Monaco GP (1989)

Produtora:
Sega


A tradicional pista de Fórmula 1 dava nome ao jogo que apresentou uma das "jogabilidades" mais precisas no gênero. Eram 16 circuitos na temporada, com nomes familiares. Como nessa época ainda eram raros os jogos com licenciamento oficial, a maioria das equipes e pilotos tinham nomes "adaptados", para evitar problemas nos tribunais. "A. Picos" era o equivalente a Nelson Piquet, "J. Herbin" era Jean Alesi, a "Minarae" era a equipe Minardi, e assim por diante. Em 1992 o jogo ganhou uma continuação: "Ayrton Senna's super monaco GP" - desta vez, claro, já com os direitos autorais devidamente acertados.

5. F-Zero (1990)

Produtora:
Nintendo


Só a inovação gráfica já seria o suficiente para colocar o belíssimo "F-Zero", lançado no Japão em 1990, nesta lista. O ambiente colorido dos carros flutuantes que aceleravam a mais de 500 km/h em pistas construídas sobre metrópoles futuristas deixou os fãs do gênero de queixo caído. Mas não, "F-Zero" foi mais do que isso. Como quase tudo que tem a assinatura do japonês Shigeru Miyamoto - criador do "Super Mario" e da saga "Zelda" -, o jogo oferecia diversão viciante sem precisar apelar para elementos complicados. Tornou-se um dos maiores sucessos da história da Nintendo, recebendo sequências para Nintendo 64, GameCube e Game Boy Advance. F-Zero influenciou games como a série "Wipeout" e "Star wars episode I: Racer".

6. Stunts (1990)

Produtora:
Mindscape


Construir sua própria pista, e levar seu carro esportivo predileto para testá-la. Esse era os principal atrativo de Stunts, jogo para computador lançado pela Broderbund em 1990. Os gráficos poligonais, obstáculos curiosos como rampas e loopings, e o estilo "faça você mesmo" fazem de Stunts o principal título de um gênero que teve como outros títulos populares Racing Destruction Set, de 1985, Hard Drivin' (1989), Stunt Driver (1990), e, mais recentemente, o megasucesso TrackMania (2003).

7. Road Rash (1991)

Produtora:
Electronic Arts


O bom-mocismo nos jogos de corrida estava com os dias contados. Nas pistas movimentadas era cada um por si: você tinha correntes e bastões para derrubar os inimigos e ainda precisava fugir da polícia, desviar das vacas e dos antiquados carros que passeavam no asfalto. Na falta de armas, valiam socos e chutes até desequilibrar o inimigo ou zerar sua barra de energia. Depois de um acidente, você podia tentar a sorte pegando a moto de outro adversário caído, se ela fosse melhor que a sua. A brincadeira acabava mais cedo se você fosse pego pela polícia.

8. Mario Kart (1992)

Produtora:
Nintendo


Se "Road rash" inaugurou as trapaças como forma de chegar à vitória, "Mario kart" transformou a estratégia em ponto de equilíbrio de disputadas corridas. Você escolhia um personagem da Nintendo e partia para o grid com outros sete rivais. As pistas, relativamente simples, tinham rampas, buracos, obstáculos, moedas e, claro, os itens especiais. Bomba, casca de banana, cogumelo, estrela de invencibilidade e os tradicionais cascos de tartaruga (o verde e o vermelho). Essas armas faziam com que você pudesse mudar o rumo de uma corrida na última volta, fazendo o líder rodar e tranformando o jogo de corrida de Super NES em uma verdadeira arena entre amigos.

9. Formula one grand prix (1992)

Produtora:
Microprose


Em 1992, surgiu o primeiro simulador de corridas digno de satisfazer a ânsia dos fãs de Fórmula 1. Criado por Geoff Crammond, Formula One Grand Prix primava pela reprodução perfeita das pistas e pela atenção aos detalhes dos carros e dos capacetes dos pilotos. Os gráficos, bastante avançados para a época, exigiam computadores potentes, mas era possível, como nos jogos atuais, reduzir o nível de detalhamento para facilitar a vida de quem tinha máquinas mais modestas. F1GP também oferecia níveis de desafio ajustáveis: para os bons pilotos, os monopostos vinham sem nenhuma forma de auxílio na direção. Para quem queria apenas se divertir, os carros faziam quase tudo automaticamente - mais ou menos como o modelo da Williams lançado naquele ano, que deu o primeiro e único título ao inglês Nigel Mansell. A série Grand Prix gerou três sequencias, a última (GP 4) lançada em 2002. Até hoje, uma pequena comunidade de fãs do jogo ainda segue desenvolvendo pistas e carros digitais para atualizar o game.

10. Ridge racer (1993)

Produtora:
Namco


Um PlayStation não era um PlayStation sem um "Ridge racer" junto. O jogo, no melhor estilo das derrapadas "arcade", permitia escolher entre câmbio automático e manual, e trazia uma bela galeria de carros. Novas versões foram sendo criadas, até 2006, quando "Ridge racer 7" acompanhou o lançamento do PlayStation 3 e trouxe novidades como a chance de personalizar o carro. Apesar de ser uma das marcas "registradas" da Sony, a série também ganhou versões para Nintendo 64 e Nintendo DS, além de Xbox 360.

11. Rock and roll racing (1993)

Produtora:
Interplay


Que tal apimentar a corrida com tiros, explosões, pancadaria e música pesada? Se não bastasse ser absurdamente divertido - principalmente jogando com mais três amigos -, Rock n' Roll Racing pode ser considerado o embrião da moda dos games de música como Guitar Hero e Rock Band. O jogo fez com que muitos viciados em videogame fossem apresentados a clássicos do rock como "Paranoid", do Black Sabbath, "Highway Star", do Deep Purple, e "Born to be Wild", música da banda canadense Steppenwolf que nasceu com vocação para ser trilha sonora. O game de sucesso para SNES e Mega Drive ganhou uma sequência para Playstation. A nova versão, no entanto, nunca decolou em vendas.

12. Destruction derby (1995)

Produtora:
Psygnosis


Correr é para os fracos. Chegar em primeiro, também. O importante é destruir o que vier pela frente e sobreviver quando o juízo final em forma de mata-mata automobilístico chegar ao fim. Ou pelo menos era esse o pensamento quando você descobriu o potencial destrutivo das arenas de "Destruction derby". As colisões de certa forma ignorantes pareciam até belas, já que não era todo dia que se viam peças de carro voando em tempo real, esmigalhadas depois de uma batida. O conceito de "quebra-quebra" foi muito bem assimilado e desenvolvido por jogos que vieram depois, como "Flatout" e a série "Burnout".

13. Sega rally (1995)

Produtora:
Sega


A ação frenética das corridas de rally se encaixou perfeitamente na jogabilidade ágil desenvolvida pela Sega nos fliperamas. Os carros, com os tradicionais patrocínios, passavam por terrenos variados, que interferiam na velocidade e na maneira de encarar as curvas - sempre anunciadas pelo copiloto em setinhas espertas. O jogo fez escola e abriu caminho para outras séries, entre as quais se destaca "Colin McRae's rally", assinada pelo piloto campeão. Mais recentemente, a série "Dirt" levou o gênero de rally para um novo patamar, que deve ganhar ainda mais realismo com "Dirt 2".

14. Gran turismo (1997)

Produtora:
Sony


É o jogo que mais se aproxima do "profissionalismo máximo" quem um game de corrida pode ter. Ajustes no carro, detalhes de pista e exigências de pontuação para avançar nas competições exigiam dedicação dos pilotos. Outra marca registrada da série são carros esportivos, incluindo protótipos desenvolvidos exclusivamente para o jogo. Com a chegada de novas plataformas, como o PlayStation 2, a série ganhou visual novo, investindo ainda mais nos detalhes e justificando a aquisição de controles especiais (volante, pedal e câmbio) para improvisar um cockpit na sala de casa. A nova versão, "Gran turismo 5", foi adiada várias vezes, mas já ganhou um "aperitivo": "Gran turismo 5 prologue", uma espécie de versão demo extendida que permite, inclusive, disputas on-line no PlayStation 3.

15. Need for speed underground 2 (2004)

Produtora:
Electronic Arts


A liberdade de pilotagem ganhou um novo sentido em "Underground 2". Além de personalizar desde o formato do aerofólio até a cor do ponteiro do velocímetro, você não precisava circular por menus até encontrar a próxima corrida. O mundo era aberto, com uma cidade à noite povoada por carros, sem pessoas. Bastava sair sem destino, até encontrar uma loja ou uma corrida interessante. E nesse mundo sem pessoas, os personagens eram mesmo os carros, que ganhavam personalidade de acordo com as opções do corredor e ganhavam ajustes de acordo com cada tipo de prova.



É isso ...

Fonte: http://g1.globo.com



Cool

_________________
avatar
rodmoretti
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1418
PSN ID : rodmoretti

Nivel A-Spec : 40

Ver perfil do usuário http://www.complexo-gt.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

Mensagem  rodmoretti em Ter Jul 21, 2009 1:04 am

Achei este artigo excelente, por isso o reproduzi aqui no nosso fórum.

Joguei 12 destes 15 clássicos, os melhores, em ordem cronológica, na minha humilde opinião:

Enduro, Rock´n Roll Racing e Gran Turismo off course!

É isso ...



Cool

_________________
avatar
rodmoretti
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1418
PSN ID : rodmoretti

Nivel A-Spec : 40

Ver perfil do usuário http://www.complexo-gt.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sega Rally

Mensagem  rick em Ter Jul 21, 2009 11:10 am

Rodrigo, desses eu joguei muito o Sega Rally, muito bom esse jogo, tinha uma ótima dirigibilidade.Sou fã desse jogo, pena que a última versão para PS3 não seja tão legal

rick
Super Moderador
Super Moderador

Número de Mensagens : 189
PSN ID : Maverick_V874

Nivel A-Spec : 40

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Muito Boa Matéria

Mensagem  FORNARI78 em Ter Jul 21, 2009 12:16 pm

Pessoal, voltei a 23 anos atrás vendo a imagem do Enduro. Dos outros jogos, existem na lista algumas pérolas qu erealmente enfeitaram nossa imaginação. Senti falta do Daytona USA. Quanto dinheiro não gastei com esse arcade! Ainda hj resistem alguns flippers com esta máquina e eu não resisto, logo corro pra jogar. Agora venhamos e comvenhamos Gran Turismo é o Filé dos Games.

Parabéns Novamente pela matéria e Gde Abraço.

FORNARI78
Membro
Membro

Número de Mensagens : 24

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais um que não pode faltar ...

Mensagem  rodmoretti em Ter Jul 21, 2009 12:43 pm

Esse não pode faltar ...

Top Gear para Super Nes.

Desenvolvedora: Kemco/Gremlin Graphics
Ano de lançamento: 27 de março de 1992
Modo de jogo: Um ou dois jogadores






Top Gear (Top Racer no Japão), foi publicado pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics. Este é o primeiro jogo da franquia Top Gear. É um jogo de corrida, e é um dos primeiros jogos desse genero para o SNES. O objetivo do jogo é se tornar o piloto mais rápido do mundo correndo em vários países.

Top Gear surgiu em 1989 baseado em um jogo de grande sucesso no Famicon/NES chamado Rad Racer. A principio ele sairia para esse console 8 bits, mas a empresa que o produzira, a pedido da Nintendo o lançou para o então recem nascido Super Nintendo/Super Famicom.

Na Europa recebeu o nome de Top Racer, mas só o nome que mudara, o gameplay era o mesmo.

Fonte: http://www.snesbr.com/



Na segunda versão do game tinhamos a opção de comprar peças para evoluir o carro, podiamos também trocar a cor do carro corrida a corrida, foi um clássico mesmo ... Um dos que eu mais joguei ...


Vamos colocando releases de jogos de corridas que vocês acrescentariam nesta lista!

É isso ...


Cool

_________________
avatar
rodmoretti
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1418
PSN ID : rodmoretti

Nivel A-Spec : 40

Ver perfil do usuário http://www.complexo-gt.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

Mensagem  leandrozaca em Ter Jul 21, 2009 1:18 pm

Esse eu joguei até o nintendinho bater as bielas...foi prozuzido pela GameTek para o SuperNes em 1993.




_________________
avatar
leandrozaca
Piloto de Rolemã!
Piloto de Rolemã!

Número de Mensagens : 96

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Colin McRae Rally.

Mensagem  Trial the Echidna em Ter Jul 21, 2009 2:55 pm

Excelente artigo! Como eu nasci em 94 não pude aproveitar muita coisa Very Happy. Mas consegui aproveitar bastante do Mega Drive, do PSX e do PS2.




Colin McRae Rally
Esse é o jogo de rally que eu considero um dos melhores! Feito pela Codemasters, começando com o primeiro jogo em 1998. Seus jogos foram lançados para as plataformas: PC, PlayStation, PlayStation2, PlayStation 3 e Xbox360. Tem campeonatos de diversas dificuldades e diversas classes de carros (mais nas versões mais recentes).

Quando eu tinha PS1, Colin McRae Rally 2.0 era um dos jogos que eu mais curtia. Agora que tenho PS2 curto o Colin McRae Rally 04, quando eu tiver o PS3 quero aproveitar o DiRT! Cool

Colin McRae Rally 2.0


Abraços,
avatar
Trial the Echidna
Super Moderador
Super Moderador

Número de Mensagens : 992
PSN ID : trial_echidna

Nivel A-Spec : 38

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Toca Race Driver

Mensagem  Renan em Qua Jul 22, 2009 10:38 am

Para mim esse faltou na lista porque foi o primeiro a colocar todos os tipos de corrida (reais) em um único jogo. Nele você pode correr de kart a pilotar bólidos de F1. Isso sem esquecer o rally, as pistas ovais, e as categorias mais famosas do automobilismo (NASCAR, V8 Supercars, DTM, F-1, F-3, F-Indy, e outras categorias menos famosas, como corridas de Big Foot e Bajas.
avatar
Renan
Piloto de GP2
Piloto de GP2

Número de Mensagens : 611
PSN ID : Renanvelocidade_


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

Mensagem  Vinicius GT4 em Seg Ago 10, 2009 9:31 pm

Outro que falta é o soberbo Gran Turismo 2, mais de 600 carros, gráficos detalhados e modificação da maioria dos carros para Race Car.

Renan, eu joguei muito o ToCA 3, mais enjoei rápido...

Abraços!
avatar
Vinicius GT4
Piloto de GP2
Piloto de GP2

Número de Mensagens : 1030
PSN ID : Khamkill

Nivel A-Spec : 39

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

Mensagem  Pedro em Qua Abr 14, 2010 1:32 pm

1- GT4
2- GT2
3- GT3
4- GTA IV
5- TEST DRIVE 5
6- GT5P
7- GTC 2002
8- TOURIST TROPHY
9- GT1
10- TDU
11- NFS SHIFT
12- JEEP THRILLS
13- SHOX
14- DRIVER 3
15- DRAG RACER V3
avatar
Pedro
Piloto de GP2
Piloto de GP2

Número de Mensagens : 740
PSN ID : Várias


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

Mensagem  Pedro em Sab Jul 24, 2010 8:16 pm

Trial the Echidna escreveu:Excelente artigo! Como eu nasci em 94 não pude aproveitar muita coisa Very Happy. Mas consegui aproveitar bastante do Mega Drive, do PSX e do PS2.




Colin McRae Rally
Esse é o jogo de rally que eu considero um dos melhores! Feito pela Codemasters, começando com o primeiro jogo em 1998. Seus jogos foram lançados para as plataformas: PC, PlayStation, PlayStation2, PlayStation 3 e Xbox360. Tem campeonatos de diversas dificuldades e diversas classes de carros (mais nas versões mais recentes).

Quando eu tinha PS1, Colin McRae Rally 2.0 era um dos jogos que eu mais curtia. Agora que tenho PS2 curto o Colin McRae Rally 04, quando eu tiver o PS3 quero aproveitar o DiRT! Cool

Colin McRae Rally 2.0
http://i613.photobucket.com/albums/tt216/trial_echidna/colin3_2.jpg

Abraços,

Ja nao tens o PS1?
avatar
Pedro
Piloto de GP2
Piloto de GP2

Número de Mensagens : 740
PSN ID : Várias


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tinha...

Mensagem  Trial the Echidna em Seg Jul 26, 2010 4:30 pm

Tive, mas não o tenho mais, tive a infelicidade de terem roubado ele... Sad

Abraços,
avatar
Trial the Echidna
Super Moderador
Super Moderador

Número de Mensagens : 992
PSN ID : trial_echidna

Nivel A-Spec : 38

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Veja lista de 15 jogos para entender os games de corrida.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: DIVERSOS ASSUNTOS :: Free :: News

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum