Curiosidades sobre o GP de Mônaco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curiosidades sobre o GP de Mônaco

Mensagem  Ricardo Machado em Qua Maio 22, 2013 10:01 pm

No próximo final de semana teremos o tradicionalíssimo GP de Mônaco, que receberá a F1 pela 60ª vez!! Listo aqui algumas curiosidades do GP realizado no principado mais charmoso do mundo:

A primeira corrida no principado de Mônaco ocorreu em 1929. Em 1950 o circuito sediou a segunda rodada de inauguração do Formula One World Championship. A corrida foi vencida pelo argentino Juan Manuel Fangio, em um Alfa Romeo. No entanto, o principado passou quatro anos sem receber uma corrida de Fórmula 1, que só retornou ao calendário da competição em 1955, e não saiu mais desde então.

Devido a sua geografia, o circuito recebe uma grande quantidade de equipamentos, para transformar as ruas locais em um circuito de corrida. Inclui-se nessa lista, 33 km de trilhos de segurança, 20.000 metros quadrados de cerca de arame, 3.600 pneus para as barreiras de pneu e 1.100 toneladas de assentos para a arquibancada.
Desde a sua estréia em 1950, o circuito passou por várias revisões. Entre as mais perceptíveis, estão as mudanças no setor da piscina e a introdução do ponto La Rascasse e o ponto Anthony Noghes em 1973. Desde então, vários pontos, incluindo a chicane ao lado do porto e a piscina, foram otimizadas de acordo com a evolução do circuito.

O piloto que mais venceu o GP de Mônaco, é o brasileiro Ayrton Senna. O piloto venceu o circuito seis vezes, sendo cinco consecutivas, entre os anos de 1989-1993.
Antes do piloto brasileiro, o maior vencedor de Mônaco era o piloto Graham Hill, que ganhou o apelido de “Mr. Mônaco”, devido a suas cinco vitórias entre 1963 e 1969. Outro piloto que tem cinco vitórias no circuito, é o heptacampeão, Michael Schumacher.

Atualmente, seis grandes pilotos já venceram em Mônaco, são eles: Sebastian Vettel, Jenson Button, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, ambos venceram uma vez. Os pilotos Fernando Alonso e Mark Webber, venceram duas corridas cada. Webber é o piloto que mais marcou pontos na história de Mônaco, porém o piloto foi beneficiado devido as mudanças nas regras das marcações de ponto.

Alonso chegou ao pódio quatro vezes, porém, quatro vezes a menos que Ayrton Senna. Caso Alonso vença a corrida este ano, ele será o primeiro a vencer a corrida por três equipes diferentes.

A McLaren é a equipe que mais conquistou vitórias no circuito, 15 no total, porém a Ferrari é a que detém o maior número de pódios, 48 no total. A Ferreri não vence em Mônaco desde 2001.

O GP de Mônaco foi palco de alguns marcos na história da Fórmula 1, são eles:

1-Juan Manuel Fangio, Maurice Trintignant, Jack Brabham, Denny Hulme, Patrick Depailler e Riccardo Patrese, venceram o GP em suas estreias na Fórmula 1. Jean Pierre Beltoise, Olivier Panis e Jarno Trulli, conquistaram suas únicas vitórias na carreira no principado.

2-A Lotus marcou sua primeira vitória em Mônaco em 1960, porém não foi pela equipe de fábrica, mas sim por Stirling Moss em uma Lotus.

3-Oito pilotos afirmaram que seria complicado fazer uma pole positions no cicuito em suas estréias, foram eles: Juan Manuel Fangio, Tony Brooks, Jim Clark, Jackie Stewart, Emerson Fitipaldi, John Watson, Didier Pironi e Jarno Trulli.

4-Bruce McLaren comemorou sua corrida de número 100 em Mônaco, em 1970. Graham Hill fez sua corrida de número 150 no principado, três anos depois. Rene Arnoux, Rubens Barrichelo e Johnny Herbert, também comemoraram 100 corridas em Mônaco, com Herbert também chegando as 150 corridas.

5-Giancarlo Fisichella e David Coulthard, dois de apenas 13 pilotos, comemoraram sua corrida de número 200 em Mônaco.

6-Fernando Alonso comemorou sua corrida de número 150, cnquistando uma vitória com a McLaren, em 2007.




O alemão Michael Schumacher, foi o piloto que fez a volta mais rápida em Mônaco, com 1m 14.439s estabelecido em 2004, com uma Ferrari.

Diferente do que muitos imaginam, a história mostra que a pole position não é tão importante em Mônaco. Em 59 corridas, apenas 26 foram vencidas pelos pole position. Olivier Panis, conquistou uma vitória largando em 14 no grid em 1996.

O piloto da Williams, Valtteri Bottas, é o único dos cinco pilotos novatos, que nunca correu em Mônaco antes.

A curva 6, o hairpin, é o local mais lento do calendário da Fórmula 1. O piloto tem que fazer o contorno na primeira marcha, a uma velocidade de 50 km/h.

O circuito de Mônaco é o mais curto do calendário da Fórmula 1, com apenas 3,34 km.


Fonte: http://f1team.leiaja.com/curiosidades-sobre-o-gp-de-monaco/
avatar
Ricardo Machado
Piloto de Rolemã!
Piloto de Rolemã!

Número de Mensagens : 98

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curiosidades sobre o GP de Mônaco

Mensagem  Cemathias em Qui Maio 23, 2013 12:36 am

Muito legal parabéns pelo post!
avatar
Cemathias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 785
PSN ID : CEMATHIAS-DFEX

Nivel A-Spec : 40

Ver perfil do usuário http://www.grantouristspace.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curiosidades sobre o GP de Mônaco

Mensagem  Ricardo Machado em Qui Maio 23, 2013 8:19 pm

Obrigado Cemathias !!!



Wink
avatar
Ricardo Machado
Piloto de Rolemã!
Piloto de Rolemã!

Número de Mensagens : 98

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curiosidades sobre o GP de Mônaco

Mensagem  alexsander em Qui Maio 23, 2013 8:44 pm

Bacana demais!

Abraço
avatar
alexsander
Piloto de Stock Car
Piloto de Stock Car

Número de Mensagens : 347
PSN ID : alexsander_gt

Nivel A-Spec : 37

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curiosidades sobre o GP de Mônaco

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum