Toyota correrá com protótipo LMP1 no mundial de Endurance 2012
:: DIVERSOS ASSUNTOS :: Free
Página 1 de 1
Toyota correrá com protótipo LMP1 no mundial de Endurance 2012
Fonte: Grande Prêmio
A Toyota apresentou nesta terça-feira (24) o carro com o qual pretende disputar algumas etapas do Mundial de Endurance, incluindo as 24 Horas de Le Mans, neste ano. O anúncio do modelo, que foi batizado de TS030 e que vai correr na categoria LMP1, foi feito na pista de Paul Ricard, na França. A fabricante nipônica já havia revelado que possui a intenção de correr com dois carros. Porém, até o momento, apenas o trio Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima foi confirmado pela equipe.
De acordo com a montadora, o novo carro passou por um shakedown entre os dias 11 e 13 de janeiro, no mesmo circuito francês, inclusive com sessões noturnas. Wurz, Lapierre e Hiroaki Ishiura, que é cotado para assumir o segundo carro, foram os responsáveis pelos treinos com o novo modelo, que aposta no inovador sistema híbrido.
A tecnologia, que já fora desenvolvida antes pela Peugeot — que não chegou a levar o protótipo para uma competição —, consiste na combinação de um motor V8 de 3,4 L movido a gasolina, bastante parecido com o que é utilizado na F-Nippon, em conjunto com um motor elétrico. O propulsor movido à energia elétrica terá a capacidade de impulsionar o carro exclusivamente por alguns minutos.
Além do sistema híbrido, o TS030 terá um sistema de variação de atuação dos eixos, trabalhando tanto no dianteiro quanto no traseiro, gerando, na prática, a tração total no bólido nas quatro rodas, além de novos conceitos aerodinâmicos. O chassi de fibra de carbono foi totalmente desenvolvido pela montadora japonesa.
"Os dois principais desempenhos do nosso carro estão no sistema híbrido e na aerodinâmica. A equipe de desenvolvimento tem trabalho muito para alcançar um conceito aerodinâmico ideal, com base nos testes no túnel de vento e também com relação à dinâmica de fluído computacional", explicou Pascal Vasselon, diretor-técnico da equipe.
"A julgar pelo feedback positivo que recebemos, temos uma boa base para continuar o trabalho nas próximas semanas", completou o dirigente francês.
Também foi confirmado que a estreia do TS030 será na segunda etapa do Mundial, no veloz circuito belga de Spa-Francorchamps, no dia 5 de maio. A nova equipe, entretanto, não deverá participar da etapa brasileira, marcada para setembro, no circuito de Interlagos. A montadora deverá centrar seus esforços nas provas de Spa, Fuji e as 24 Horas de Le Mans. De a cordo com a cúpula da Toyota, o time deverá disputar integralmente o Mundial de Endurance em 2013.
Vídeo do teste número 1:
A Toyota apresentou nesta terça-feira (24) o carro com o qual pretende disputar algumas etapas do Mundial de Endurance, incluindo as 24 Horas de Le Mans, neste ano. O anúncio do modelo, que foi batizado de TS030 e que vai correr na categoria LMP1, foi feito na pista de Paul Ricard, na França. A fabricante nipônica já havia revelado que possui a intenção de correr com dois carros. Porém, até o momento, apenas o trio Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima foi confirmado pela equipe.
De acordo com a montadora, o novo carro passou por um shakedown entre os dias 11 e 13 de janeiro, no mesmo circuito francês, inclusive com sessões noturnas. Wurz, Lapierre e Hiroaki Ishiura, que é cotado para assumir o segundo carro, foram os responsáveis pelos treinos com o novo modelo, que aposta no inovador sistema híbrido.
A tecnologia, que já fora desenvolvida antes pela Peugeot — que não chegou a levar o protótipo para uma competição —, consiste na combinação de um motor V8 de 3,4 L movido a gasolina, bastante parecido com o que é utilizado na F-Nippon, em conjunto com um motor elétrico. O propulsor movido à energia elétrica terá a capacidade de impulsionar o carro exclusivamente por alguns minutos.
Além do sistema híbrido, o TS030 terá um sistema de variação de atuação dos eixos, trabalhando tanto no dianteiro quanto no traseiro, gerando, na prática, a tração total no bólido nas quatro rodas, além de novos conceitos aerodinâmicos. O chassi de fibra de carbono foi totalmente desenvolvido pela montadora japonesa.
"Os dois principais desempenhos do nosso carro estão no sistema híbrido e na aerodinâmica. A equipe de desenvolvimento tem trabalho muito para alcançar um conceito aerodinâmico ideal, com base nos testes no túnel de vento e também com relação à dinâmica de fluído computacional", explicou Pascal Vasselon, diretor-técnico da equipe.
"A julgar pelo feedback positivo que recebemos, temos uma boa base para continuar o trabalho nas próximas semanas", completou o dirigente francês.
Também foi confirmado que a estreia do TS030 será na segunda etapa do Mundial, no veloz circuito belga de Spa-Francorchamps, no dia 5 de maio. A nova equipe, entretanto, não deverá participar da etapa brasileira, marcada para setembro, no circuito de Interlagos. A montadora deverá centrar seus esforços nas provas de Spa, Fuji e as 24 Horas de Le Mans. De a cordo com a cúpula da Toyota, o time deverá disputar integralmente o Mundial de Endurance em 2013.
Vídeo do teste número 1:
Vinicius GT4- Piloto de GP2
- Número de Mensagens : 1030
PSN ID : Khamkill
Nivel A-Spec : 39
Tópicos semelhantes
» Protótipo do Corvette C7 disponível no GT5
» Mundial de TT
» [RACHA] Gran Turismo 5 Time Trial Challenge
» [WRC] 1,2,3,4,5,6,7,8... Loeb é octacampeão Mundial.
» Record MUNDIAL de Arrancada no Complexo GT !!!
» Mundial de TT
» [RACHA] Gran Turismo 5 Time Trial Challenge
» [WRC] 1,2,3,4,5,6,7,8... Loeb é octacampeão Mundial.
» Record MUNDIAL de Arrancada no Complexo GT !!!
:: DIVERSOS ASSUNTOS :: Free
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|