Toyota correrá com protótipo LMP1 no mundial de Endurance 2012

Ir em baixo

Toyota correrá com protótipo LMP1 no mundial de Endurance 2012

Mensagem  Vinicius GT4 em Qua Fev 08, 2012 12:05 pm

Fonte: Grande Prêmio

A Toyota apresentou nesta terça-feira (24) o carro com o qual pretende disputar algumas etapas do Mundial de Endurance, incluindo as 24 Horas de Le Mans, neste ano. O anúncio do modelo, que foi batizado de TS030 e que vai correr na categoria LMP1, foi feito na pista de Paul Ricard, na França. A fabricante nipônica já havia revelado que possui a intenção de correr com dois carros. Porém, até o momento, apenas o trio Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima foi confirmado pela equipe.

De acordo com a montadora, o novo carro passou por um shakedown entre os dias 11 e 13 de janeiro, no mesmo circuito francês, inclusive com sessões noturnas. Wurz, Lapierre e Hiroaki Ishiura, que é cotado para assumir o segundo carro, foram os responsáveis pelos treinos com o novo modelo, que aposta no inovador sistema híbrido.

A tecnologia, que já fora desenvolvida antes pela Peugeot — que não chegou a levar o protótipo para uma competição —, consiste na combinação de um motor V8 de 3,4 L movido a gasolina, bastante parecido com o que é utilizado na F-Nippon, em conjunto com um motor elétrico. O propulsor movido à energia elétrica terá a capacidade de impulsionar o carro exclusivamente por alguns minutos.

Além do sistema híbrido, o TS030 terá um sistema de variação de atuação dos eixos, trabalhando tanto no dianteiro quanto no traseiro, gerando, na prática, a tração total no bólido nas quatro rodas, além de novos conceitos aerodinâmicos. O chassi de fibra de carbono foi totalmente desenvolvido pela montadora japonesa.

"Os dois principais desempenhos do nosso carro estão no sistema híbrido e na aerodinâmica. A equipe de desenvolvimento tem trabalho muito para alcançar um conceito aerodinâmico ideal, com base nos testes no túnel de vento e também com relação à dinâmica de fluído computacional", explicou Pascal Vasselon, diretor-técnico da equipe.

"A julgar pelo feedback positivo que recebemos, temos uma boa base para continuar o trabalho nas próximas semanas", completou o dirigente francês.

Também foi confirmado que a estreia do TS030 será na segunda etapa do Mundial, no veloz circuito belga de Spa-Francorchamps, no dia 5 de maio. A nova equipe, entretanto, não deverá participar da etapa brasileira, marcada para setembro, no circuito de Interlagos. A montadora deverá centrar seus esforços nas provas de Spa, Fuji e as 24 Horas de Le Mans. De a cordo com a cúpula da Toyota, o time deverá disputar integralmente o Mundial de Endurance em 2013.

Vídeo do teste número 1:

avatar
Vinicius GT4
Piloto de GP2
Piloto de GP2

Número de Mensagens : 1030
PSN ID : Khamkill

Nivel A-Spec : 39

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum