Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA

3 participantes

Ir para baixo

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Empty TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA

Mensagem  Gabriel=D Qua Fev 23, 2011 2:18 pm

Olá pessoal,enquanto caçava a história da montadora saleen,eu me deparei com a história do corolla que me deixou interessado e decidi postar ela para vcs....

A Toyota Motor Co. Ltd. (TMC) foi fundada em 28 de agosto de 1937 como uma evolução da Toyoda Automatic Loom Works, grande fabricante de teares automáticos para a indústria têxtil. A venda de uma patente da empresa para a Platt Brothers inglesa trouxe recursos financeiros para desenvolver e testar seu primeiro automóvel, que saía no ano seguinte: o AA, baseado no Chrysler Airflow. Com notável agilidade, apenas dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial era apresentado, em 1947, o pequeno SA, com motor de quatro cilindros, 1,0 litro e 27 cv.

Desde então, muito do extraordinário crescimento da empresa — que hoje disputa com a General Motors a liderança mundial — deve-se ao fenômeno chamado Corolla, que já vendeu mais de 30 milhões de unidades pelo mundo em 38 anos.


Primeira Geração (1966)

A primeira geração desse símbolo da marca, designada como KE10, surgiu em novembro de 1966: um sedã duas-portas compacto (3,85 metros de comprimento e 2,28 m entre eixos) e leve (710 kg), com tração traseira. O motor longitudinal tinha quatro cilindros, 1,1 litro, comando de válvulas no bloco, 60 cv de potência e 8,5 m.kgf de torque. A marca o anunciava com "acessíveis 100 cm³ a mais", em alusão ao motor de 1,0 litro do concorrente Nissan Sunny. Tudo era simples, comprovado e por isso robusto, como a suspensão posterior de eixo rígido com feixe de molas semi-elíticas; a dianteira era independente, McPherson. Tinha pequenos pneus 6,00-12 e freios a tambor.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-67-1

O modelo de quatro portas e perua de duas chegavam em maio seguinte, e um cupê — o Corolla Sprinter — em abril de 1968, mesmo ano em que se iniciavam as vendas nos Estados Unidos.

Segunda Geração (1970)

Não levaram quatro anos para que, em maio de 1970, viesse a segunda geração (KE20). O entreeixos aumentava em 5 cm e o comprimento em 10, surgia a perua de cinco portas e o motor de 1,2 litro aposentava o de 1,1, além de oferecer a opção de câmbio automático no mercado americano. Estava também mais pesado, 780 kg, e adotava freios dianteiros a disco. A esse tempo a Toyota já era o quarto maior fabricante do mundo, só atrás dos "três grandes" dos EUA — GM, Ford e Chrysler, nesta ordem.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-70-4p-2

Em agosto desse ano, no Japão, vinha o Sprinter quatro-portas; em março seguinte, os cupês de alto desempenho Corolla Levin e Sprinter Trueno, com motor de 1,6 litro, duplo comando de válvulas, 73 cv e 14,5 m.kgf. A denominação Levin homenageava um circuito de corridas na cidade neozelandesa de mesmo nome.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-74-cupe

Terceira Geração (1974)

Em 1974, os japoneses conheciam a terceira geração, KE30, em abril daquele ano — a anterior, porém, mantinha-se disponível por mais dois anos. Seu estilo era um tanto pesado, com uma grade dianteira alta e protuberante, talvez em busca de semelhança com o Mustang e outros esportivos americanos. O carro vinha com entreeixos de 2,37 metros, rodas de 13 pol em algumas versões e uma opção de cupê sem coluna central. A gama de motores abrangia o 1,2 de 55 cv, 1,3 de 68 cv, 1,4 de 82 cv e 1,6 de 75 ou 83 cv.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-74-4p

Em janeiro de 1976 surgia para os esportivos Sprinter e Sprinter Trueno a carroceria denominada Liftback, um hatch de três portas com perfil mais baixo e esportivo.

Quarta Geração (1979)

O quarto Corolla, com linhas tão retas que pareciam esculpidas com um machado, saía apenas em abril de 1979, um ano após o esperado. Mais 3 cm na distância entre eixos (agora 2,40 metros, em um comprimento de 4,05 m) e molas helicoidais na suspensão traseira (exceto na perua), no lugar das desconfortáveis semi-elíticas, eram novidades. Foi a última série com tração traseira e versões de duas portas do sedã e da Wagon. A linha incluía carrocerias Liftback, Coupé e Hardtop, este um cupê com jeito de conversível.Como antes, exibia ampla escolha de motores: 1,3 de 69 cv, 1,5 de 75 cv e duas versões do 1,6, com 75 e 108 cv — todos com rodas de 13 pol e pneus radiais.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-79-2

Quinta Geração (1983)

Em maio de 1983 vinha o quinto Corolla, com uma mecânica que rompia tradições: motor transversal, tração dianteira e suspensão traseira independente McPherson (salvo nos cupês Corolla Levin e Sprinter Trueno e na perua, ainda feitos na antiga plataforma de tração traseira). Essa solução, que resultava em um conjunto mais compacto e eficiente, havia tomado conta da produção mundial de carros médios e pequenos e a Toyota não queria ficar de fora. De fato, desde 1979 oferecia um modelo menor — o Tercel — com tração dianteira, mas de motor ainda longitudinal.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Ae86-010Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-83-1

Os modelos de quatro e cinco portas, ainda com estilo retilíneo, tinham 2,43 m entre eixos e maior peso (de 880 a 970 kg). Os motores passavam pelo 1,3 de 65 cv, o recém-lançado 1,6 de 84 cv e um diesel (1,8 de 58 cv) em alguns mercados. Um outro 1,6, de duplo comando e 16 válvulas, era aplicado em 1984 ao cupê, ao hatch três-portas e ao Liftback, com interessantes 124 cv e 15,2 m.kgf. Tornaria a versão GT-S (ainda de tração traseira) um sucesso entre os competidores de drifting, provas de derrapagem que são mania no Japão.

Sexta Geração (1987)

Exatos quatro anos depois da quinta geração nascia a próxima, em 1987, com o mesmo entreeixos (2,43 metros), mas maior largura e duas carrocerias distintas, Corolla e Sprinter. As formas estavam bem mais arredondadas e a perua uniformizava-se com a plataforma de tração dianteira. Usavam motores 1,3 de 75 cv (não disponível nos EUA), 1,8 diesel de 64 cv e 1,6 em três opções: 90 cv com carburador, 100 e 124 cv, estes com duplo comando e injeção. O mais potente equipava o GT-S, esportivo que incluía rodas de 14 pol com pneus 185/60 e freios a disco também atrás. Pela primeira vez o Corolla pesava mais de uma tonelada, chegando a 1.080 kg com o diesel.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-91

Sétima Geração (1991)

Em junho de 1991 era lançada no Japão a sétima geração. Com entreeixos pouco maior, 2,465 metros, continuava a ter carrocerias distintas para Sprinter e Corolla, este como sedã e perua de quatro portas e hatch de três e cinco portas (em maio seguinte). Curioso é que os americanos só o tiveram em 1993, por haver produção local do carro. Naquele mercado deixavam de existir a perua de tração integral e os cupês.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-92-1

Ainda nos EUA, ao motor 1,6 de 105 cv somava-se o 1,8 de 115 cv, com duplo comando e 16 válvulas, com opção entre três e quatro marchas no câmbio automático. Entre os itens de série da família estavam bolsa inflável para o motorista e rodas de 14 pol. Os japoneses tinham mais opções sob o capô: 1,3 de 88 cv, 1,6 de 115 cv, 2,0 diesel de 72 cv e uma versão picante com 160 cv e 16,5 m.kgf, usada só no Liftback. Para os americanos, em 1996 o sedã recebia apliques que ligavam visualmente as lanternas traseiras.

Oitava Geração (1995)

No Japão, maio de 1995 marcou a chegada do oitavo Corola, com a mesma plataforma do anterior e carroceria unificada com o Sprinter. O desenho continuava comportado. Já com 4,3 metros de comprimento no sedã e bem mais pesado (até 1.230 kg), podia ter os motores 1,3 de 88 cv, 1,6 de 110 cv e 2,0 diesel de 72 cv. Os americanos, contudo, só tiveram sua renovação em 1998, com um novo motor 1,8 de 120 cv, mais eficiente. Itens de segurança como bolsas infláveis laterais e sistema antitravamento (ABS) de freios eram opcionais e não mais havia a perua nos EUA.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-98-eua

Reestilização da Oitava Geração (1998)

Em 1997 o Corolla havia-se tornado o carro com maior volume acumulado de vendas na história, ao superar o Volkswagen sedã. Até então os europeus recebiam o mesmo modelo do Japão, mas nessa época o cenário mudava. Enquanto os modelos americano e japonês davam continuidade ao estilo sóbrio, na Europa e na Austrália aparecia um desenho frontal arrojado, com faróis ovalados e grade perfurada. Não menos ousada, a perua trazia as lanternas traseiras em posição elevada, nas colunas, tendência lançada em 1990 pela GM nas minivans Lumina, Silhouette e TransSport.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-97-linha

Nona Geração (2001)

A diversidade de estilos continuou na nona e presente geração, com grande (e bem-vinda) ampliação da distância entre eixos para 2,60 metros, que beneficiou muito o espaço interno. Japoneses e europeus a tiveram em 2001, com frente e traseira compactas e uma ampla linha que incluía a perua (denominada Fielder, campestre), os hatch de três e cinco portas (este chamado Runx no Japão) e o sedã, com diversas opções de motor: 1,3, 1,4, 1,5, 1,6, 1,8 (gasolina), 2,0 e 2,2-litros (diesel). Tração integral era oferecida com o 1,5 e o 1,8. O mais "quente" era o T-Sport, de três portas, com um 1,8 de 192 cv que o leva a 225 km/h.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Corolla-01-japao-3

Em maio de 2004, depois de cinco anos de ausência, a perua retornava — desta vez com produção nacional e estilo bem mais agradável. Denominada Fielder como no Japão, vinha com motor, câmbios e equipamentos similares aos do sedã XEi. Na linha 2005 o Corolla recebia nova grade e mais itens de conveniência no SE-G, como computador de bordo e limpador de pára-brisa automático.

Quem te viu, quem te vê: o diminuto Corolla de 1966, tímido no estilo e contido no desempenho, evoluiu para um belo automóvel médio, com versões de alto desempenho e ampla variedade de carrocerias em outros mercados. Para seus admiradores, o mais expressivo é que tudo isso aconteceu sem jamais abandonar seus princípios de construção bem-feita, mecânica confiável e durabilidade.

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Fielder

espero que tenham gostado Very Happy
Gabriel=D
Gabriel=D
Piloto de Kart!
Piloto de Kart!

Número de Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Empty Re: TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA

Mensagem  guto Qua Fev 23, 2011 2:23 pm

Interessante como são diferentes o Corolla estrangeiro e o nosso...

Ótimo post Gabriel! Very Happy
guto
guto
Piloto de Kart!
Piloto de Kart!

Número de Mensagens : 187
PSN ID : guto013

Nivel A-Spec : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Empty Re: TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA

Mensagem  Gabriel=D Qua Fev 23, 2011 3:02 pm

guto escreveu:Interessante como são diferentes o Corolla estrangeiro e o nosso...

Ótimo post Gabriel! Very Happy

brigadão guto
Gabriel=D
Gabriel=D
Piloto de Kart!
Piloto de Kart!

Número de Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Empty bom bom muito bom

Mensagem  marcus188 Qui Fev 24, 2011 12:01 am

OLOKO meu, bom, muito bom mesmo o post. os corolas sao uns carroes.
marcus188
marcus188
Piloto de Rolemã!
Piloto de Rolemã!

Número de Mensagens : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota - TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA Empty Re: TOYOTA COROLLA-30 MILHÕES DE ADMIRADORES EM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos